Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa revela desinformação sobre Ministério Público

Dourados News - 11 de maio de 2004 - 15:18

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) solicitou ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) uma pesquisa para verificar junto à população brasileira a opinião acerca do Ministério Público.

Esta pesquisa foi realizada no período de 7 a 11 de fevereiro de 2004, com uma amostra equivalente a duas mil pessoas, com idade igual ou maior de dezesseis anos, em 145 municípios do país. Ainda que apenas 6% dos entrevistados tenham afirmado conhecer bem o Ministério Público, este dado não afeta a credibilidade desta instituição, uma vez que 61% aprovam a sua atuação.

Além disto, acrescenta-se o fato de ter alcançado o 4º lugar em imagem positiva, ficando atrás apenas da Igreja Católica, das Forças Armadas e da Imprensa; superando as igrejas evangélicas, advogados, polícia, Judiciário, Executivo e Legislativo.

Quanto a divulgação dos processos em que o MP esteja atuando, 78% dos entrevistados são a favor, e 62% consideram que deveria haver uma ampliação de sua atuação.

De acordo com os dados da pesquisa, as áreas consideradas mais prioritárias para a atuação do MP são: crimes em geral (39%), combate à corrupção (35%) e defesa da infância e juventude, idosos e deficientes (34%). Considerando que 43% da amostra terem afirmado que conhecem o Ministério Público só de ouvir falar, os brasileiros têm, ao menos, boas expectativas e credibilidade quanto ao seu papel.



SIGA-NOS NO Google News