Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/04/2009 12:37

Pesquisa mostra o brasileiro quanto a atividades físicas

Mariana Jungmann , ABr

Brasília - Homens são mais ativos no lazer do que mulheres. Assim também as pessoas com maior escolaridade praticam mais exercícios físicos nos momentos de folga do que as que passaram menos tempo estudando. Essas são algumas das conclusões da pesquisa Vigitel 2008, feita pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade de São Paulo.

O Vigitel é um sistema de monitoramento de fatores de risco e proteção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que é realizado por consulta telefônica desde 2006. Além dos exercícios físicos, a pesquisa também observa hábitos alimentares e consumo de álcool e tabaco.


De acordo com dados divulgados pelo ministério neste Dia Mundial da Atividade Física (5), a quantidade de pessoas que praticam exercícios no lazer subiu de 14,9% para 16,4% da população brasileira. O Vigitel considera atividade física suficiente no lazer “a prática de pelo menos 30 minutos diários de exercícios de intensidade leve ou moderada em cinco ou mais dias da semana, ou a prática de pelo menos 20 minutos diários de atividade física de intensidade vigorosa em três ou mais dias da semana”.

“Nós sabemos que atividade física praticada de forma regular é um fator muito importante na prevenção de doenças crônicas”, afirma Deborah Carvalho Malta, uma das organizadoras da pesquisa por parte da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do ministério. O Vigitel também observou que os níveis de sedentarismo diminuíram de 29,2% para 26,3% no último ano.


Quando se trata de idosos, os dados não são tão positivos. Nesse grupo, 52,6% são sedentários.

A capital com maior número de adultos ativos no lazer é Palmas, com 21,5%. Já São Paulo é a que tem menor índice de adultos que praticam atividades físicas com regularidade, apenas 12,1%. Palmas também é a capital com menor índice de inativos, 18,7%, enquanto Natal é a que tem maior índice de pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física, 32,3%.


A pesquisa considerou inativos os adultos que não praticaram qualquer atividade física nos últimos três meses e que não realizam esforços físicos intensos no trabalho. Também são considerados inativos os que não se deslocam para o trabalho caminhando ou de bicicleta e não são responsáveis pela limpeza pesada de suas casas.

De acordo com Otaliba Líbano de Moraes Neto, que também participou da pesquisa por parte da SVS, este nível de atividade física ou de inatividade também pode variar de acordo com a oferta que cada cidade tem de ambientes e situações que propiciem a prática de exercícios físicos. “Essa pesquisa é um retrato do Brasil em 2008, inclusive de sua urbanização. Então, ela pega tanto os hábitos não saudáveis de alimentação, por exemplo, como também as mudanças de comportamento da população em direção a ações que evitem as doenças crônicas”, acrescenta.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)