Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa do BC mostra que inflação começa a cair

Stênio Ribeiro - 23 de maio de 2005 - 09:28

Depois de 12 semanas em evolução, a inflação no varejo dá sinais de queda, de acordo com a perspectiva de analistas de mercado e instituições financeiras consultadas pelo Banco Central, na última sexta-feira, sobre as tendências dos principais indicadores da economia.

O cenário mostrado no Boletim Focus é de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano deve fechar em 6,38%, e não mais nos 6,39% da pesquisa da semana passada. A redução é mínima, mas já sinaliza a ampliação para o varejo da queda de preços no atacado, que vem se verificando há três semanas, apesar de os preços administrados por contrato, ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, transporte urbano, água, educação, remédios e outros) manterem a tendência de alta. A expectativa da pesquisa anterior, de 7,74%, aumentou para 7,84%.

O outro indicador de inflação no varejo utilizado na pesquisa semanal do BC, o Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) da Universidade de São Paulo (USP), permaneceu estável em 6,27%. O índice analisa o comportamento de preços apenas na capital paulista.

De acordo com o Boletim Focus haverá pequena elevação, de 0,55% para 0,57%, na inflação deste mês, com perspectiva de cair para 0,40% em junho – mesmo patamar da pesquisa anterior. A perspectiva para o IPCA dos próximos 12 meses também permanece estável, em 5,46%.

Enquanto isso, os preços no atacado continuam em queda acentuada. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu de 6,44% para 6,34% e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) desceu de 6,70% para 6,57%.

Todos os índices estão, contudo, bem mais altos que a meta oficial de 4,5% estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), depois "ajustada" pelo BC para 5,1%.

SIGA-NOS NO Google News