Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/05/2008 20:37

Pesquisa avalia prevalência de fluorose dentária em JP

Agência Notisa

Resultados mostram que uma prevalência acima do esperado, com uma taxa de 29,2%. A maioria dos casos, no entanto, foi de pouco comprometimento estético sob o ponto de vista dos profissionais.



O uso de flúor em produtos dentais, especificamente em dentifrícios, é considerado uma das principais razões do declínio do índice de cáries em inúmeros países e áreas industrializadas como o Brasil. O excesso de flúor, no entanto, induz efeitos tóxicos, afetando o processo de mineralização dos dentes e causando o que se chama de fluorose dentária. Nesse sentido, Thiago Carvalho e equipe da Universidade Federal da Paraíba resolveram determinar a prevalência e a severidade de fluorose dentária em estudantes de 12 a 15 anos de idade de João Pessoa (PB) antes da implantação de um programa de fluoretação de águas.



Participaram do estudo 1.114 alunos, e o uso de dentifrício fluoretado também foi investigado. De acordo com artigo publicado na edição de número três de 2007 da revista Brazilian Oral Research, “a fluorose dentária é um problema de saúde pública em algumas localidades brasileiras devido a alta ingestão de flúor que se dá pela fluoretação das águas ou pela associação entre a fluoretação de águas e ingestão descontrolada de produtos fluoretados, particularmente de dentrifícios”.



Os resultados demonstram uma prevalência de fluorose acima do esperado, com uma taxa de 29,2%. A maioria dos estudantes informou que faz uso de dentifrícios desde a infância; 95% dos participantes preferiam marcas com 1.500 ppm de flúor e 40% confirmaram que usualmente ingeriam ou ainda ingerem dentifrício durante a escovação. De acordo com a equipe, “a prevalência de fluorose entre estudantes de João Pessoa é acima do esperado para uma cidade sem fluoretação de águas. No entanto, apesar de a maioria dos estudantes usar dentifrícios fluoretados, e quase a metade deles ingerir dentifrício quando escova, a maioria dos casos foi de pouco comprometimento estético sob o ponto de vista dos profissionais, o que sugere que a fluorose não se constitui em um problema de saúde pública nesta localidade”.



De qualquer forma, os especialistas alertam para a necessidade de um programa de fluoretação de águas controlado. “O programa de fluoretação das águas de João Pessoa pode ser recomendado com segurança. No entanto, um aumento dos casos de fluorose dentária, devido à associação entre a ingestão de dentifrícios e a fluoretação das águas, é esperado. Por outro lado, é importante ressaltar que um aumento na prevalência de fluorose não quer dizer um aumento na gravidade da fluorose. Com os resultados deste estudo em mãos, é difícil identificar as causas envolvidas na fluorose, mas é possível dizer que a fluoretação das águas não tem qualquer efeito sobre a prevalência atual de fluorose observada no grupo do estudo”.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)