Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Período de chuvas coloca saúde em alerta

Hospital São Domingos - 06 de maio de 2020 - 11:00

Período de chuvas coloca saúde em alerta

Incidência das doenças comuns no período chuvoso, como as respiratórias, exige atenção redobrada dos pais, orienta especialista.

Doenças respiratórias e gastroentestinais são comuns no período chuvoso, por isso, os cuidados devem ser redobrados para evitar tais problemas, alertam especialistas. Os principais alvos destes males são crianças e idosos. O período é de emergências e prontos-socorros congestionados devido às doenças causadas pela alteração climática. “Há doenças que se manifestam continuamente; outras são sazonais. Estas citadas surgem com maior incidência no período chuvoso”, explica o intensivista e responsável pela emergência do Hospital São Domingos, Luiz Ângelo de Viveiros Souza.

A gripe, a pneumonia e a evolução do quadro asmático são as mais recorrentes no grupo das doenças respiratórias, segundo o especialista. As diarréias são as mais comuns gastroenterites no período de chuvas. Cuidados simples de higiene básica, como lavar as mãos, alimentação adequada e controle da água, podem evitar boa parte destas doenças, orienta o médico.

A dengue é outra enfermidade comum nesta época, lembra o médico. No entanto, ainda não foram registradas manifestações. Estas devem ocorrer com a maior intensidade das chuvas. Caso haja manifestação, os cuidados devem ser tomados de acordo com a gravidade, ou seja, tratados em casa ou com orientação médica.

Os idosos são alvos fáceis de problemas respiratórios e diarréias. Os sintomas comumente apresentados referem à desidratação, febre alta, boca seca, vômitos e constantes evacuações. Nesses casos, a ajuda médica é indispensável. De outra

forma, sendo o quadro de problemas ‘leves’, a administração do soro caseiro em casa pode aliviar e eliminar os sintomas. Nas crianças, atenção especial às menores de dois anos, que são alvos das doenças respiratórias na época chuvosa. Elas podem apresentar corizas, tosse, gripes, letargia, e irritabilidade – este última, muito comum e associada às doenças, lembra o médico. “Sendo de grande gravidade essas manifestações, deve-se procurar o pediatra, mas, os casos podem não requerer internação, apenas medicação”, explica Luiz Souza.

Incidência - Com as chuvas, os atendimentos aos casos respiratórios e gastroentestinais aumentam em até 20% no Hospital São Domingos, segundo o médico intensivista Luiz Sousa. Manter a carteira de vacinação atualizada, para as crianças e complementar a vacinação com aquelas doses fora das campanhas, aos idosos, são medidas que garantem a saúde. Para atender esta demanda, o Hospital São Domingos conta com equipe de emergência com seis médicos, um cardiologista, um ortopedista, três pediatras e mais um infectologista com equipe especializada, todos atuando 24 horas em turnos. O Hospital São Domingos também vem investindo para melhorar e ampliar os serviços oferecidos. São investimentos em tecnologia, no setor de diagnóstico (exames) e no tratamento das doenças.

SAIBA MAIS - Fique atento para evitar os problemas respiratórios nesse período

O especialista recomenda evitar aglomerações quando estiver doente, mesmo que seja uma gripe simples. Isso porque você poderá contaminar outros que estejam com a imunidade baixa e não estão gripados. Ao limpar o ar condicionado e casas, entre outros lugares, fazer uso de máscara para se proteger, pois, se estiver com a imunidade baixa, as partículas que sobem junto com o ar e poeiras podem ser inaladas, provocando afecção respiratória. Também é importante ingerir bastante água e evitar mudança brusca de temperatura, por exemplo, se o corpo está quente evite abrir a geladeira o tempo todo.

SIGA-NOS NO Google News