Cassilândia, Sexta-feira, 05 de Junho de 2020

Últimas Notícias

06/05/2020 11:00

Período de chuvas coloca saúde em alerta

Hospital São Domingos
Período de chuvas coloca saúde em alerta

Incidência das doenças comuns no período chuvoso, como as respiratórias, exige atenção redobrada dos pais, orienta especialista.

Doenças respiratórias e gastroentestinais são comuns no período chuvoso, por isso, os cuidados devem ser redobrados para evitar tais problemas, alertam especialistas. Os principais alvos destes males são crianças e idosos. O período é de emergências e prontos-socorros congestionados devido às doenças causadas pela alteração climática. “Há doenças que se manifestam continuamente; outras são sazonais. Estas citadas surgem com maior incidência no período chuvoso”, explica o intensivista e responsável pela emergência do Hospital São Domingos, Luiz Ângelo de Viveiros Souza.

A gripe, a pneumonia e a evolução do quadro asmático são as mais recorrentes no grupo das doenças respiratórias, segundo o especialista. As diarréias são as mais comuns gastroenterites no período de chuvas. Cuidados simples de higiene básica, como lavar as mãos, alimentação adequada e controle da água, podem evitar boa parte destas doenças, orienta o médico.

A dengue é outra enfermidade comum nesta época, lembra o médico. No entanto, ainda não foram registradas manifestações. Estas devem ocorrer com a maior intensidade das chuvas. Caso haja manifestação, os cuidados devem ser tomados de acordo com a gravidade, ou seja, tratados em casa ou com orientação médica.

Os idosos são alvos fáceis de problemas respiratórios e diarréias. Os sintomas comumente apresentados referem à desidratação, febre alta, boca seca, vômitos e constantes evacuações. Nesses casos, a ajuda médica é indispensável. De outra

forma, sendo o quadro de problemas ‘leves’, a administração do soro caseiro em casa pode aliviar e eliminar os sintomas. Nas crianças, atenção especial às menores de dois anos, que são alvos das doenças respiratórias na época chuvosa. Elas podem apresentar corizas, tosse, gripes, letargia, e irritabilidade – este última, muito comum e associada às doenças, lembra o médico. “Sendo de grande gravidade essas manifestações, deve-se procurar o pediatra, mas, os casos podem não requerer internação, apenas medicação”, explica Luiz Souza.

Incidência - Com as chuvas, os atendimentos aos casos respiratórios e gastroentestinais aumentam em até 20% no Hospital São Domingos, segundo o médico intensivista Luiz Sousa. Manter a carteira de vacinação atualizada, para as crianças e complementar a vacinação com aquelas doses fora das campanhas, aos idosos, são medidas que garantem a saúde. Para atender esta demanda, o Hospital São Domingos conta com equipe de emergência com seis médicos, um cardiologista, um ortopedista, três pediatras e mais um infectologista com equipe especializada, todos atuando 24 horas em turnos. O Hospital São Domingos também vem investindo para melhorar e ampliar os serviços oferecidos. São investimentos em tecnologia, no setor de diagnóstico (exames) e no tratamento das doenças.

SAIBA MAIS - Fique atento para evitar os problemas respiratórios nesse período

O especialista recomenda evitar aglomerações quando estiver doente, mesmo que seja uma gripe simples. Isso porque você poderá contaminar outros que estejam com a imunidade baixa e não estão gripados. Ao limpar o ar condicionado e casas, entre outros lugares, fazer uso de máscara para se proteger, pois, se estiver com a imunidade baixa, as partículas que sobem junto com o ar e poeiras podem ser inaladas, provocando afecção respiratória. Também é importante ingerir bastante água e evitar mudança brusca de temperatura, por exemplo, se o corpo está quente evite abrir a geladeira o tempo todo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 05 de Junho de 2020
Quinta, 04 de Junho de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)