Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: perigos dos esteroides anabolizantes

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 19 de abril de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: perigos dos esteroides anabolizantes

Em busca do que consideram o corpo perfeito, muitas pessoas cometem o grave erro de recorrerem aos esteroides anabolizantes. E se engana quem acha que somente homens fazem uso desse tipo de produto. Muitas mulheres o consomem com o desejo de ter músculos bem evidentes.

Os esteroides anabolizantes são hormônios que estimulam o crescimento celular de vários tecidos, sobretudo muscular e ósseo. Por serem masculinos, mulheres que fazem uso deles para modificar seus corpos podem sofrer danos severos à saúde.

Por isso, se deseja um corpo belo, feminino e saudável, fique longe desses hormônios. A seguir, veja seis efeitos colaterais causados pelos esteroides no corpo feminino:

1- Mutação desproporcional
A “bomba”, como é normalmente chamada entre os frequentadores das academias, é na verdade um hormônio sintético derivado de testosterona. Portanto, quando ingerido por mulheres, logo se percebem algumas diferenças, como crescimento de estrutura óssea, engrossamento da voz, surgimento de pelo, além do aumento da musculatura, dando ao corpo da mulher características masculinas. Até mesmo o clitóris pode aumentar com o uso da substância.

2- Problemas na pele
Com o tempo, o uso de esteroides anabolizantes afeta também um órgão essencial para a beleza da mulher: a pele. Ela tende a ficar mais oleosa e propensa ao surgimento de acnes durante o período de aplicação de hormônios.

3- Órgãos sobrecarregados
Além da pele, outras partes ainda mais importantes do corpo começam a sofrer, como os rins e o fígado. Isso acontece porque o corpo da mulher não é preparado para lidar com tanto hormônio masculino, fazendo com que esses órgãos sejam sobrecarregados. Isso sem deixar de citar outros danos mais graves, como risco de infarto, aumento do colesterol e pressão arterial.

4- Desenvolvimento de câncer
O risco para o desenvolvimento do câncer existe porque as células ficam tentando se reproduzir de maneira descontrolada, fora do que elas estão acostumadas a fazer normalmente. Esse efeito colateral, inclusive, pode culminar em falência de órgãos, entupimento de artérias e o desenvolvimento de outras doenças relacionadas ao sistema nervoso.

5- Desequilíbrio hormonal
Obviamente, a ingestão de testosterona não pode fazer bem para o eixo hormonal das mulheres. O uso de esteroides anabolizantes pode causar um verdadeiro tumulto no ciclo menstrual.

6- Ciclo vicioso
Os motivos que levam uma pessoa a abusar da substância, como também os que a fizeram começar a usá-la são geralmente a vontade de alcançar metas inconsequentes e conseguir performances nunca antes alcançadas. Isso se torno um ciclo vicioso e pode ser bastante perigoso.

Cada corpo tem o seu próprio limite, a sua própria genética, o que não permite que as pessoas consigam evoluir seus corpos da mesma maneira. É preciso respeitar essa individualidade. Excelentes resultados podem ser obtidos com boa alimentação, bom descanso e um bom treino, sob orientação profissional. Essa é a receita para corpos esbeltos e, acima de tudo, saudáveis.

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

SIGA-NOS NO Google News