Cassilândia, Segunda-feira, 30 de Março de 2020

Últimas Notícias

26/03/2020 06:40

Perícias do INSS passam a ser virtuais e segurado deve atentar a documentos

Campo Grande News

Diante do isolamento necessário neste período, o governo federal realizou algumas determinações no intuito de amenizar os efeitos da proliferação da pandemia denominada Coronavírus. A novidade agora se dá com relação às perícias virtuais.

O INSS passará a analisar a concessão dos benefícios por incapacidade temporária (auxílio-doença) e BPC – benefício de prestação continuada ao deficiente por meio dos documentos médicos, atestados, laudos e exames através do portal Meu INSS. Ou seja, não haverá mais perícia presencial a fim de preservar o isolamento necessário neste período.

Vale lembrar que diante das mudanças, com as perícias realizadas de forma indireta pelos canais remotos do Meu INSS, o beneficário deve atentar que os documentos enviados pelo segurado devem ser os mais claros, técnicos e idôneos possíveis.

A especialista em direito previdenciário e coordenadora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, JUliane Penteado, esclarece que o segurado inicialmente deverá possui uma senha do portal meu inss. Caso não possua deverá acessar www.meuinss.gov.br e seguir os passos para tanto. Neste momento será importante ter em mãos os documentos pessoais de RG, CPF, CTPS e /ou carnês de recolhimento uma vez que o sistema faz perguntas sobre a vida contributiva do trabalhador.

Sem aplicativo - O Instituto Nacional de Seguridade Social ainda não liberou o aplicativo que permite o envio de documentos de forma virtual para aqueles que precisam realizar a perícia médica. O mecanismo será feito exclusivamente pela plataforma.

Várias pessoas têm recorrido ao site do órgão, não encontrando o link que permite realizar o procedimento, visto que a perícia médica presencial foi suspensa. Porém, a possibilidade será feita somente pelo aplicativo “Meu INSS”.

De acordo com a assessoria de comunicação do INSS, para que a plataforma seja disponibilizada aos usuários, é necessária aprovação de projeto de lei, que brevemente será apresentado pelo Congresso Nacional. O PL, no entanto, ainda não foi apresentado.

Enquanto aguarda o PL, o INSS já trabalha para que, quando for aprovado, a ferramenta esteja pronta para que os segurados enviem os atestados, de forma a facilitar o processo e evitar que o segurado saia de casa para comparecer à perícia presencial.

O INSS informa ainda que, para quem já tinha perícia médica agendada, o atestado poderá ser enviado pela ferramenta, sem qualquer prejuízo. Todos deverão seguir o passo a passo, que será amplamente informado, tão logo a ferramenta esteja disponível.

- CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 30 de Março de 2020
11:00
Esporte com Saúde
Domingo, 29 de Março de 2020
11:00
Esporte com Saúde
10:00
Receita do Dia
Sábado, 28 de Março de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)