Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pensionistas terão o mesmo reajuste do salário mínimo

Marcos Chagas/ABr - 10 de abril de 2008 - 08:04

Brasília - O Senado aprovou ontem (9) o projeto de lei complementar que garante o mesmo percentual de reajuste concedido anualmente para o salário mínimo a todos os aposentados e pensionistas da Previdência.

O projeto original do Executivo tratava da recuperação do salário mínimo com aumentos reais, mas foi emendado pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Segundo o senador, sua emenda beneficia 9 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social e aumenta em R$ 3,5 bilhões os gastos com seguridade social.

A matéria, que ainda será apreciada pela Câmara dos Deputados, porque foi emendada no Senado, não conta com o apoio do governo.

A estratégia anunciada pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), será derrubar a emenda na Câmara. Se não obtiver sucesso, resta o veto presidencial.

"Na medida em que amplia para os demais aposentados [a política de recuperação do salário mínimo com aumentos reais], não tem como o governo garantir o mesmo reajuste, e isso vai prejudicar quem ganha menos", argumentou o líder.

De acordo com Jucá, a emenda do senador Paim pode comprometer a política de aumentos reais do salário mínimo, implementada anualmente, desde o governo Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, 65% dos aposentados e pensionistas da Previdência recebem benefícios no valor de um salário mínimo.





SIGA-NOS NO Google News