Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pela primeira vez, Brasil pode ser o maior produtor de soja do mundo

Rafaela Vendramini , Jornal do Tempo - 17 de julho de 2012 - 08:34

A estiagem prolongada, que atingiu os Estados Unidos nesse início do mês de julho, prejudicou a produção americana de soja. Os percentuais de lavouras em condições ruins já chega a 22% e as perdas são consideradas irreversíveis.

Por causa das condições climáticas na América do Norte, os preços da soja negociados na bolsa de Chicago, referência internacional de preços, atingiram um recorde na semana passada. Hoje, o grão começa a semana com ganhos de mais de 30 pontos.

Os especialistas em mercado estimam que a safra brasileira 2012/13 atinja 83,1 milhões de toneladas, superando o último recorde da safra de 2010/11, quando foram produzidos 75,3 milhões de toneladas de soja. Com as perdas, por causa da seca, a produção americana deve ficar em 80 milhões de toneladas.

Se esses numeros se confirmarem, essa será a primeira vez que o Brasil ultrapassa os Estados Unidos na produção de soja, se tornando o maior produtor da oleaginosa no mundo.

Segundo os meteorologistas da Somar, as temperaturas altas e o tempo seco ainda predominam nos EUA essa semana, o que agrava um pouco mais a situação das plantações no país.

No Brasil, por causa da influência do fenômeno El Niño, que aquece a água do Oceano Pacífico, as chuvas no segundo semestre vão permitir a antecipação do plantio. As condições para a colheita no início do proximo ano também devem ser favoráveis.

SIGA-NOS NO Google News