Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pecuaristas criam selo para valorizar carne bovina

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 02 de agosto de 2005 - 13:40

Em busca de padronizar a oferta e conseqüentemente valorizar o produto, criadores de bovinos da raça brangus de Mato Grosso do Sul pretendem lançar ainda este ano um selo. O presidente do Núcleo de Criadores de Brangus, Mário Pompeo, afirma que primeiro serão levantadas informações relacionadas aos rebanhos e oferta de animais da raça e depois trabalhada a implantação do selo, a partir de setembro.
De acordo com Pompeo, já existem exemplos de experiências com resultados positivos como é o caso do Rio Grande do Sul, onde o selo foi criado no segundo semestre do ano passado e proporcionou ganho de 4% ao produtor chegando a 30% no varejo, em alguns cortes mais nobres.
Ele ressalta que em Mato Grosso do Sul existem criatórios com 20 anos de seleção e com criadores bastante satisfeitos. A produção anual é estimada entre 300 a 350 mil cabeças no Estado com sangue angus e brangus e o Núcleo tem identificados como usuários de ambos cerca de 230 criadores e 40 selecionadores das raças.
O gerente comercial do Independência Alimentos, principal exportador de Mato Grosso do Sul, João Luiz Mello, ressalta que a indústria não consegue imprimir qualidade se o produto já não vier de dentro da fazenda com essa característica e a padronização é uma exigência crescente do mercado. Ele cita iniciativas positivas nesse sentido já implementadas como entre os criadores de Nelore e diz que a própria empresa criou marcas para o mercado interno e exportação.

SIGA-NOS NO Google News