Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Parlamentares pedem combate à violência contra a mulher

Agência Câmara - 30 de novembro de 2006 - 17:55

O Congresso Nacional realizou sessão solene hoje para marcar a realização da campanha "Dezesseis Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres" e em homenagem ao "Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher", comemorado em 25 de novembro. A deputada Iara Bernardi (PT-SP) presidiu parte da sessão, que foi aberta pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

As deputadas Laura Carneiro (PFL-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) apresentaram requerimento para a realização da sessão em conjunto com o Senado, a fim de envolver todo o Legislativo no apoio à campanha. Iara Bernardi chamou atenção para a presença pouco expressiva da mulher nos espaços institucionais de poder. "Poderíamos ter dobrado a presença de mulheres aqui no Congresso Nacional, mas aconteceu o contrário nas últimas eleições", constatou. Segundo ela, as candidaturas femininas são mais frágeis e, por isso, as mulheres teriam sido as primeiras vítimas da crise política enfrentada pelo País.

Cultura de violência
A deputada Jandira Feghali lamentou a existência de uma cultura de violência contra as mulheres no Brasil. Ela destacou o caso ocorrido no Rio de Janeiro, no mês passado, quando o ambulante André Luiz Ribeiro da Silva manteve a ex-mulher, Cristina Ribeiro, e outros passageiros como reféns por mais de dez horas dentro de um ônibus coletivo. Na avaliação de Jandira Feghali, o episódio tornou público um caso de violência doméstica.

O deputado Eduardo Campos (PSB-PE) afirmou que a área dos direitos das mulheres requer política de Estado permanente, independentemente de quem seja o próximo governante. "Este país precisa saber respeitar as mulheres. Não vamos construir o Brasil que queremos se não tivermos a coragem de construir essa política agora", frisou.

Importância das denúncias
O deputado Fernando Ferro (PT-PE) destacou a importância da denúncia dos abusos contra as mulheres. "É preciso acabar com o silêncio que pesa sobre a mulher na sociedade brasileira", afirmou. Para o deputado, o medo de denunciar "é uma das facetas dos diversos problemas culturais resultantes de uma sociedade estruturalmente machista que não reconhece a igualdade de direitos para as mulheres". O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) acrescentou que, "se as pessoas conseguirem chegar a um modo de vida mais espiritualizado, haverá menos violência".

A senadora Serys Slhessarenko citou vários casos ocorridos no Brasil de violência contra as mulheres cometida pelos próprios maridos e pediu "tolerância zero" a esse tipo de violência. Já o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que o combate à violência contra a mulher deve ser feito especialmente por meio da educação, para que desde a infância haja respeito entre os sexos.

Também participaram da cerimônia a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire; a secretária de Direitos Humanos e Segurança do Cidadão da Prefeitura de Recife, Carla Menezes; e os embaixadores da Síria, Alli Diab, e da Suécia, Margareta Winberg.


Reportagem - Antonio Barros
(Com informações da Agência Senado)
Edição - Regina Céli Assumpção

SIGA-NOS NO Google News