Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Parecer da AGU tira de MS mais de 15 mil empregos

Campo Grande News/Marta Ferreira e Wendell Reis - 01 de dezembro de 2011 - 10:20

Além de investimentos de R$ 15 bilhões, Mato Grosso do Sul pode perder 15 mil empregos diretos e até 45 mil indiretos se não houver mudança no parecer da AGU (Advocaria Geral da União) que restringe o investimento de empresas consideradas estrangeiras, por ser financiadas com capital multinacional. A afirmação foi feita hoje pelo governador André Púccinelli (PMDB), que ontem tratou do assunto em Brasília.

Puccinelli esteve em três ministérios. Segundo ele, o Governo Federal estuda a edição de uma Medida Provisória, ou a proposição de uma lei que possa mudar a situação e permitir os investimentos esperados por Mato Grosso do Sul.

Segundo ele, 16 projetos seriam afetados pelas medidas, nove deles ainda em fase de avaliação e 7 confirmados. Os maiores investimentos serão nos setores sucroenergético e produtos florestais (celulose e papel).

Pelo parece da AGU, que veta a compra de terras no Estado por empresas estrangeiras, fica impedido, por exemplo, o projeto da Portucel, de construir uma fábrica de celulose em Selvíria.

Puccinelli defendeu os investimentos dizendo que são projetos de longo prazo, que podem trazer desenvolvimento econômico para o Estado, diferente de projetos que, segundo ele, vem de países como a China, visando apenas aproveitar o potencial de produção agrícola brasileiro sem fixar raízes.

As afirmações de Puccinelli foram feitas esta manhã durante lançamento do policiamento de fim de ano. Ontem, acompanhado de empresários e parlamentares,

Puccinelli esteve com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; e com a ministra chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, para falar das consequências do parecer da AGU para a economia estadual.

SIGA-NOS NO Google News