Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

27/04/2006 16:00

Parceria digitaliza acervo histórico de imigrantes

Ministério da Justiça

Com o intuito de divulgar e preservar a história dos imigrantes no Brasil, o Departamento de Estrangeiros, da Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, em parceria com a Imprensa Nacional, informatizou todo o acervo documental de estrangeiros naturalizados no País.

Ao todo, 80.769 páginas, que datam desde a época do Império, foram digitalizadas e microfilmadas. O trabalho durou um ano e meio e vai garantir um rápido acesso à documentação, além de preservar o acervo. Em contrapartida, o Departamento de Estrangeiros transferiu à Imprensa Nacional a tecnologia do sistema de controle de processos e documentos do Ministério da Justiça.

"A parceria com a Imprensa Nacional representa um marco na história do Departamento de Estrangeiros, uma vez que tem impactos diretos na melhoria do serviço público prestado à sociedade e na modernização das condições de trabalho dos servidores, além do resgate e conservação do patrimônio histórico", afirma Izaura Miranda, diretora do Departamento de Estrangeiros.

Com a digitalização do acervo e a pesquisa agora realizada em CDs, a emissão de certidões de naturalização para fins de dupla cidadania, que levava cerca de seis meses para ser concluída, já é realizada em dois meses. A meta é tornar disponível na internet sua obtenção, respeitados os critérios de segurança.

Antes, a emissão dependia de pesquisa diária, realizada manualmente em livros e pastas, deteriorando o patrimônio histórico e documental. O Departamento de Estrangeiros recebe uma demanda mensal de aproximadamente duas mil solicitações de Certidões Negativas ou Positivas de Naturalização.

Memória - O acervo, formado por 25 lotes de livros e 21 lotes de pastas, totalizando 80.769 páginas, irá compor o Centro de Memória da Imigração no Brasil, a ser implementado no Ministério da Justiça.

O Centro será composto por painéis interativos, expositores, esculturas e outras ferramentas de comunicação áudio-visual.

O objetivo é difundir informações sobre os fluxos migratórios, sua importância, os diversos focos culturais e a contribuição dos imigrantes na formação da cultura nacional.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)