Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/04/2006 16:00

Parceria digitaliza acervo histórico de imigrantes

Ministério da Justiça

Com o intuito de divulgar e preservar a história dos imigrantes no Brasil, o Departamento de Estrangeiros, da Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, em parceria com a Imprensa Nacional, informatizou todo o acervo documental de estrangeiros naturalizados no País.

Ao todo, 80.769 páginas, que datam desde a época do Império, foram digitalizadas e microfilmadas. O trabalho durou um ano e meio e vai garantir um rápido acesso à documentação, além de preservar o acervo. Em contrapartida, o Departamento de Estrangeiros transferiu à Imprensa Nacional a tecnologia do sistema de controle de processos e documentos do Ministério da Justiça.

"A parceria com a Imprensa Nacional representa um marco na história do Departamento de Estrangeiros, uma vez que tem impactos diretos na melhoria do serviço público prestado à sociedade e na modernização das condições de trabalho dos servidores, além do resgate e conservação do patrimônio histórico", afirma Izaura Miranda, diretora do Departamento de Estrangeiros.

Com a digitalização do acervo e a pesquisa agora realizada em CDs, a emissão de certidões de naturalização para fins de dupla cidadania, que levava cerca de seis meses para ser concluída, já é realizada em dois meses. A meta é tornar disponível na internet sua obtenção, respeitados os critérios de segurança.

Antes, a emissão dependia de pesquisa diária, realizada manualmente em livros e pastas, deteriorando o patrimônio histórico e documental. O Departamento de Estrangeiros recebe uma demanda mensal de aproximadamente duas mil solicitações de Certidões Negativas ou Positivas de Naturalização.

Memória - O acervo, formado por 25 lotes de livros e 21 lotes de pastas, totalizando 80.769 páginas, irá compor o Centro de Memória da Imigração no Brasil, a ser implementado no Ministério da Justiça.

O Centro será composto por painéis interativos, expositores, esculturas e outras ferramentas de comunicação áudio-visual.

O objetivo é difundir informações sobre os fluxos migratórios, sua importância, os diversos focos culturais e a contribuição dos imigrantes na formação da cultura nacional.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)