Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paraíso das Águas pode ter eleição no dia 14 de março

Paulo Fernandes, Campo Grande News - 10 de dezembro de 2009 - 17:55

Com 4.869 km² e cerca de 4,8 mil pessoas (2.500 eleitores), Paraíso das Águas pode ter a sua 1ª eleição para prefeito e vereadores no dia 14 de março. O calendário foi definido pelo presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), Desembargador Luiz Carlos Santini, e será submetido ao pleno até o próximo dia 17.

Nesta quinta-feira, Santini recebeu na sede do tribunal o pedido de criação do município das mãos do governador André Puccinelli e dos prefeitos de Água Clara, Chapadão do Sul e Costa Rica, respectivamente, Edvaldo Alves de Queiroz (Tupete), Joselito Krug, e Jesus Queiroz Baird, além de vereadores. O deputado estadual Ary Rigo (PSDB), que há 8 anos tenta a emancipação de Paraíso, e o secretário estadual de Habitação, Carlos Xavier Marun, também participaram da reunião.

De acordo com o calendário que será submetido à votação, os registros de candidatura poderão ser feitos até 9 de fevereiro. Já a diplomação será no dia 8 de abril e a posse no dia 10 ou 11 daquele mês.

"É claro que eu acho que o tribunal não vai colocar obstáculo. Aque é o colegiado que decide. Eu sou só o relator", ponderou Santini.

A eleição não vai ser antecedida pelo tradicional troca-troca partidário, já que é necessário um ano de filiação para que os candidatos possam concorrer. Santini e o secretário judiciário do TRE, Hardy Waldschimidt, descartaram a possibilidade de uma janela para mudança de partido.

Mesmo para Costa Rica, Água Clara e Chapadão do Sul, que vão perder território e receita, a criação do município é bem vinda e desejada porque os municípios deixam de ter gastos com uma região afastada da cidade.

Somente Chapadão do Sul (336 km de Campo Grande), uma das cidades com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Mato Grosso do Sul, vai perder cerca de 16% do território: 34 mil hectares.

“Teremos um desenvolvimento regional. Paraíso das Águas será um distrito forte, com boa infraestrutura. A região Norte tem poucos municípios”, afirma o prefeito Jocelito Krug.

Paraíso das Águas fica a 52 km de Chapadão do Sul. Pelo futuro município passa a BR 060.

SIGA-NOS NO Google News