Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paraguai vacina 3 mil bovinos contra febre aftosa

30 de outubro de 2006 - 14:42


O diretor do Serviço Nacional de Sanidade Animal (Senacsa), do Paraguai, disse que a campanha de vacinação contra a febre aftosa atingiu cerca de 97% do rebanho bovino do país e que não são verdadeiras as informações de que 3 mil cabeças de gado pertencentes a micro e pequenos produtores rurais de San Pedro não receberam vacina em sinal de protesto contra o Governo. Já o carregamento de 26 toneladas de carne brasileira apreendido na semana passada em Pedro Juan Caballero será destruído.

Na semana passada o presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de San Pedro, Vicente Imlach, insinuou a presença de febre aftosa em território paraguaio. Ele disse que não adiantava vacinar o rebanho se o vírus da doença continuava presente e causando prejuízos econômicos para chacareiros e sitiantes da região. A estimativa era de que 3 mil cabeças tinham ficado sem vacina.

O diretor do Senacsa, Hugo Corrales, rebateu as acusações e disse que 97% do rebanho havia sido vacinado. Já em San Pedro, segundo ele, a meta era vacinar 1.146.046 cabeças, mas a vacina foi aplicada em 1.186.640, representando mais de 100% do plano inicial. "Isso acontece em virtude do contrabando de gado. Esse trabalho está todo documentado", garante.

Corrales fala que não existem riscos de gado não vacinado em assentamentos rurais contaminar outros animais. Segundo ele, estão sendo formadas comissões para atender reivindicações que vêm sendo feitas pelos acampados e assentados. "A vacina contra aftosa que estamos disponibilizando tem certificação internacional, sendo inspecionada pelas autoridades sanitárias da Europa".



Correio do Estado

SIGA-NOS NO Google News