Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/09/2008 06:30

Parabéns, Mané Afonso!

Paulo Adaias Carvalho Afonso

Neste dia (15 de setembro de 2008), utilizo-me do instrumento que meu pai demonstra domínio pleno há anos: o texto em homenagem a uma pessoa querida. Faz tempo que vejo, esporadicamente, textos dele em homenagem a diversas pessoas que marcaram sua vida e de Cassilândia. Hoje, por ser uma data muito especial, achei interessante fazer o mesmo em relação a ele.
Para aqueles que ainda não sabem, sou filho de Manoel Afonso (mais conhecido somente por Mané Afonso), nascido em terras cassilandenses, há muito morando em Campo Grande, sem jamais esquecer o meu querido recanto no Bolsão. Perdoem-me aqueles que esperavam um texto jornalístico, pois este texto é somente uma homenagem, ou melhor, uma tentativa de homenagem a alguém que se acostumou a prestá-las. Então vamos a ela:
Para quem não o conhece, Manoel Afonso é uma pessoa que merece uma descrição minuciosa. Num primeiro momento, as pessoas são inclinadas a imaginar que ele é o homem mais “conversador” do mundo. Em qualquer lugar que vá, rapidamente, começa a conversar com quem quer que seja, do gari ao prefeito da cidade. Isso, por vezes, chega a ser constrangedor e engraçado para aqueles que não são acostumados com seu jeito despojado, pois imaginam que está conversando com amigos de longa data, quando na realidade acabara de conhecer a pessoa.
Com o passar do tempo, começam a imaginar que se trata de um cara simplesmente “chato”, pelas críticas secas e incisivas em sobre vários assuntos. Neste aspecto, merece destaque a sua profissão de jornalista. Apesar de ser advogado de formação, é inegável que o jornalismo sempre foi sua grande paixão; nesta condição desenvolveu uma percepção única dos acontecimentos. Costumo dizer que ele nota aquilo que passa desapercebido aos olhos das pessoas comuns. Isso serve tanto para os acontecimentos políticos quanto para as situações cotidianas.
Com a convivência, a pessoa perceberá que se trata de alguém “alegre”. Não digo alegre no sentido daquela pessoa que vive olhando as estrelas e admirando o cantar dos passarinhos, mas alegre por se preocupar em viver bem e em viver fazendo o bem, principalmente. É só seguir aquele antigo ensinamento romano: “viver honestamente, não lesar ninguém e dar a cada um aquilo que é seu”, a alegria vem como conseqüência natural.
Isso faz com que se note o quanto é “amigo verdadeiro”. E amigo de verdade não é aquele que come churrasco na sua casa todo final de semana. Mas sim aquele que fica dois anos (ou mais) sem te ver e não esquece o teu nome; é aquele que você sabe que estava longe, mas estava torcendo por você; é aquele que procura saber quanto você esta ganhando, não por inveja, mas para comprovar que você está bem de vida e ficar feliz por tabela.
Para quem convive com ele no dia-a-dia, chega “doce” sua dificuldade em confessar as próprias deficiências. Certamente, as pessoas estão acostumadas a vê-lo como alguém hábil com as palavras e a lei, mas ficariam admiradas com suas dificuldades para dominar equipamentos tecnológicos, como um computador ou um telefone celular. Só eu sei como foi difícil para ele parar de escrever a coluna Amplavisão na velha máquina Olivetti e começar a utilizar o e-mail, ao invés do aparelho de fax.
Finalmente, tornando ainda mais pessoal o texto, presto reverência à característica de “pai” que ele possui. Não digo isso apenas por um laço sanguíneo que nos une para todo o sempre, mas porque percebo atitudes de pai em relação a diversas pessoas. Chamo de atitude de pai a ajuda descompromissada, como doações a asilo, almoços a mendigos ou presentes a pessoas necessitadas. Ele costumo dizer que foi educado sem mesquinharia, e que sempre fez isso e Deus nunca deixou faltar nada em sua vida. Que sirva de exemplo a todos!
Feliz aniversário, Mané Afonso!!! Feliz aniversário, meu querido pai!!! Certamente, foram 60 anos muito bem vividos, e ainda espero felicitar-lhe nos 70, 80, 90 e, quiçá, 100 anos!!! Sei que a vida de ninguém é feita só de bons momentos, e sua não foi diferente, mas creio que esta seja uma data muito especial e torço para que a felicidade seja intensa.
Uma pequena homenagem, com grande amor, de seu filho.

Paulo Adaias Carvalho Afonso.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)