Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: para ganhar músculos é preciso sofrer na academia?

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 17 de agosto de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: para ganhar músculos é preciso sofrer na academia?

Atualmente muitas musas fitness mostram suas rotinas de treinos nas contas de suas redes sociais.

Gritos, tremedeiras, caretas e enjoos são observados a cada série postada por elas. Mas será que esse tipo de treinamento, que mais parece uma sessão de tortura, pode ser benéfico para o corpo?

Segundo o médico do esporte e ortopedista Prof. Dr. Fabiano Fonseca, pessoas que não estão preparadas para aguentar uma sobrecarga muito alta podem se lesionar e, dependendo da gravidade, podem ficar até alguns meses sem treinar.

Na musculação é indispensável a orientação de um profissional habilitado para que as articulações não sejam sobrecarregadas com cargas muito elevadas.
Não ter pressa para ganhar músculos é uma importante regra a ser seguida. O excesso de sobrecarga de um intervalo de tempo muito curto pode causar o envelhecimento das articulações.

“Para ganho de massa muscular indicamos sessões de exercícios com peso, como a musculação e também o acompanhamento de um nutricionista que indicará uma dieta equilibrada dosando as quantidades necessárias de micro e macronutrientes para o desenvolvimento dos músculos”.

O descanso também é muito importante nesse processo e pouco citado. É nele que o organismo recupera a energia, regenera a musculatura, repõe o glicogênio e aumenta a síntese proteica.

“Muitos treinadores profissionais chegam a descansar um grupo muscular por até sete dias. Entretanto, para a maioria das pessoas que não treina profissionalmente, o descanso deve ter em média 48 horas” explica Dr. Fabiano Fonseca.

SIGA-NOS NO Google News