Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Para Famasul, alongamento de prazo ‘desafoga’ produtores

Aline Rocha / Campo Grande News - 03 de março de 2005 - 15:34

O presidente da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), Leôncio Brito, afirmou hoje, em entrevista ao programa Noticidade, que os produtores estavam “morrendo afogados” e precisavam esticar os prazos das dívidas rurais.
Brito participou da reunião na terça-feira com ministros, governantes e produtores em na cidade de Rio Verde, em Goiás. No encontro, segundo ele, 12 estados brasileiros estavam representados. “Essa reunião firmou uma parceria entre o campo, executivo e legislativo”, comenta. Conforme Brito, isso, além da criação da Comissão de Agricultura, mostra que o governo entende que o agronegócio é a base da economia. “O agronegócio interfere em outras cadeias produtivas, como o comércio”, analisa.
O presidente da Famasul explica que devem ser liberados pelo Banco do Brasil R$ 700 milhões, que fazem parte dos R$ 3 bilhões para a comercialização da safra. “Estamos negociando para que o custeio de 2005 e 2005 sejam prorrogados os prazos para que os produtores possam se recompor”, diz. Ele afirma ainda que estão sendo feitas conversas com multinacionais que fornecem insumos para que as parcelas também sejam prorrogadas.
De acordo com o presidente, o erro foi o Governo ter deixado a situação chegar nesse ponto. Para Brito, o cenário deve melhorar. “Tem chovido mais no outono que no verão, acredito que teremos uma boa safra”, prevê. “O agricultor tem que ter reservas, guardar quando estamos em época de “vacas gordas”, para ter na época de crise, confiamos muito em nossos parceiros, e às vezes a cadeia quebra”, analisa.

SIGA-NOS NO Google News