Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/02/2004 16:02

Para evitar surto, Saúde quer mobilização da imprensa

Rede Saúde

Diante das enchentes que atingem 16 estados do país, a participação dos meios de comunicação é essencial para alertar a comunidade sobre o perigo de um surto de leptospirose. O Ministério da Saúde considera fundamental a colaboração dos comunicadores para orientar a população sobre como se proteger da doença e pede a participação desses veículos na difusão de informações de utilidade pública.

Durante as enchentes, a urina dos ratos se mistura com a água da chuva, podendo transmitir a leptospirose para as pessoas. Os sintomas da doença começam em média 15 dias depois da contaminação e os principais são febre, calafrios e dores, sobretudo na batata da perna. As pessoas estão sendo orientadas a procurar o posto de saúde mais próximo ao primeiro sintoma. Para evitar a doença, que pode ser fatal, é importante adotar os seguintes cuidados:

§ evitar o contato com água ou lama das enchentes;

§ as crianças não devem brincar na água das ruas ou de córregos alagados;

§ quem estiver trabalhando na limpeza da lama deve se proteger com luvas e botas; na falta desse material, use sacos plásticos para não ter contato direto com a sujeira;

§ ao voltar para casa, lembre-se de lavar o chão, as paredes e todos os objetos atingidos pela água suja.

O ministro da Saúde, Humberto Costa, esteve ontem (4) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitando os municípios de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e Teresina (PI), tomados pelas enchentes. Além de anunciar que o ministério está enviando 2,5 toneladas de medicamentos para 405 municípios dos 16 estados atingidos, Costa disse que a visita oficial serve para o governo conhecer a real situação das cidades e garantir a chegada dos medicamentos. Segundo ele, o governo está preparado para enfrentar problemas de saúde provocados pelas chuvas.

“Nós estamos autorizando todos os municípios a realizar internações hospitalares que serão integralmente pagas pelo Ministério da Saúde, caso tenhamos uma epidemia ou surto de leptospirose. Também estamos pedindo a cada município que faça uma relação de equipamentos que possam ter sido danificados com as chuvas para que nós possamos ajudar com a aquisição de equipamentos emergencialmente”, declarou o ministro Humberto Costa.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)