Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Para curar hipertensão é preciso mudar hábitos de vida

Agência do Rádio - 25 de abril de 2008 - 07:54

Trinta e cinco por cento da população brasileira com mais de 40 anos sofre de hipertensão. O dia 26 de abril marca a luta nacional de combate à doença. Se não for tratada, ela pode levar o paciente a desenvolver problemas cardiovasculares graves e aumentar o risco de derrame cerebral. É o que alerta o médico Daniel França, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Distrito Federal. Ele lembra que é importante fazer o uso da medicação apropriada.

"As pessoas que têm hipertensão e que conseguem controlar a pressão usando esses medicamentos, elas têm uma evolução muito melhor do que as pessoas que têm hipertensão e que não tomam nenhum cuidado em relação a isso."

Embora recomende o uso de remédios para o controle da hipertensão, o cardiologista adverte que é essencial a mudança de hábitos, inclusive alimentares.


"Gostaria de lembrar também que o tratamento não é só medicação. É importante que faça uma dieta do sal, é importante que tenha uma alimentação saudável, é importante que faça atividade física e diminua o estresse, tudo isso faz parte do tratamento também."

De acordo com Daniel França, sintomas como dor de cabeça, alterações visuais, má circulação e cansaço podem indicar que a pressão está alta. Por causa do impacto que a doença provoca na qualidade de vida dos pacientes e no gasto com a saúde pública, a hipertensão será tema do XV Congresso de Cardiologia de Brasília, em junho. Mais de 400 especialistas vão falar sobre os avanços na prevenção, no diagnóstico e no tratamento dessa e de outras doenças. Mais informações pelo site http://congresso.cardiol.br/sbc-df/.

De Brasília, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News