Cassilândia, Sábado, 24 de Junho de 2017

Últimas Notícias

05/12/2007 08:01

Para Conselho, redução da energia é aquém do esperado

Fernanda Mathias/Campo Grande News

O presidente do Conselho Estadual de Consumidores da Enersul, Ademar Silva Júnior, disse que a redução determinada ontem pela Aneel nas contas da Enersul, de 6,6% em média, está aquém do esperado. Ele afirma que a expectativa era que os consumidores também já fossem compensados pelas perdas do aumento além do devido, autorizado na revisão tarifária de 2003, entre os anos de 2004 e 2006. Porém, a decisão da Aneel somente considerou o reajuste deste ano. A Aneel determinou que o retroativo dos outros anos será analisado na revisão que será feita em abril de 2008.

“Esperávamos que a Aneel não somente reconhecesse o erro implícito, mas exigisse uma redução maior como compensação ao consumidor que durante cinco anos pagou por um aumento indevido”, disse. Ontem a Aneel corrigiu de 50,81% a 43,23% a revisão, confirmando que a empresa tinha superestimado o gasto com cabos, que foram avaliados por valores duas e até três vezes acima de seu valor de mercado.

Esta manhã, às 8h30, o Conselho de Consumidores terá uma reunião na Enersul. Eles querem saber de que forma se dará o repasse da queda de tarifa, determinado de forma imediata pela Aneel. Ademar afirma que a entidade também quer conhecer detalhadamente os critérios para a revisão de 2008, para evitar que o mesmo erro se repita, penalizando os consumidores. Com a queda de preço, a tarifa da Enersul que iniciou o ano como mais cara do País ficará em sexto lugar.

Quanto à determinação da Aneel, uma dúvida ficou no ar. Ontem a nota da reguladora informava que a queda de tarifa não contempla os 3% de redução concedidos voluntariamente pela Enersul em setembro, após pressão da CPI. Porém, durante a reunião, o diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, disse que essa redução seria levada em conta e o impacto médio ao consumidor seria de redução de 4% nas contas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 24 de Junho de 2017
Sexta, 23 de Junho de 2017
Quinta, 22 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)