Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Para Conselho, redução da energia é aquém do esperado

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 05 de dezembro de 2007 - 08:01

O presidente do Conselho Estadual de Consumidores da Enersul, Ademar Silva Júnior, disse que a redução determinada ontem pela Aneel nas contas da Enersul, de 6,6% em média, está aquém do esperado. Ele afirma que a expectativa era que os consumidores também já fossem compensados pelas perdas do aumento além do devido, autorizado na revisão tarifária de 2003, entre os anos de 2004 e 2006. Porém, a decisão da Aneel somente considerou o reajuste deste ano. A Aneel determinou que o retroativo dos outros anos será analisado na revisão que será feita em abril de 2008.

“Esperávamos que a Aneel não somente reconhecesse o erro implícito, mas exigisse uma redução maior como compensação ao consumidor que durante cinco anos pagou por um aumento indevido”, disse. Ontem a Aneel corrigiu de 50,81% a 43,23% a revisão, confirmando que a empresa tinha superestimado o gasto com cabos, que foram avaliados por valores duas e até três vezes acima de seu valor de mercado.

Esta manhã, às 8h30, o Conselho de Consumidores terá uma reunião na Enersul. Eles querem saber de que forma se dará o repasse da queda de tarifa, determinado de forma imediata pela Aneel. Ademar afirma que a entidade também quer conhecer detalhadamente os critérios para a revisão de 2008, para evitar que o mesmo erro se repita, penalizando os consumidores. Com a queda de preço, a tarifa da Enersul que iniciou o ano como mais cara do País ficará em sexto lugar.

Quanto à determinação da Aneel, uma dúvida ficou no ar. Ontem a nota da reguladora informava que a queda de tarifa não contempla os 3% de redução concedidos voluntariamente pela Enersul em setembro, após pressão da CPI. Porém, durante a reunião, o diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, disse que essa redução seria levada em conta e o impacto médio ao consumidor seria de redução de 4% nas contas.

SIGA-NOS NO Google News