Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Panorama Rural é bicampeã do Prêmio OCB/MS de Jornalismo

MS Notícias - 04 de dezembro de 2010 - 15:24

O jornalista Ariosto Mesquita venceu as edições de 2009 e 2010, esta na última quinta-feira (02.12) durante solenidade no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul – Famasul -, em Campo Grande/MS. Sua reportagem “Ovo do Oriente” conquistou o 1º lugar na categoria jornalismo impresso. Em 2º lugar ficou a jornalista Bruna Lucianer, do jornal Correio do Estado, com a reportagem “Luxo pode render muito mais numa cooperativa”. Ambos receberam troféus e premiação em dinheiro.

A matéria “Ovo do Oriente” foi publicada na edição de outubro/2010, ocupando as páginas 48 à 52. Mostra a saga da Comunidade Imigrante (Iju-chi) Várzea Alegre, que originou a Cooperativa Mista de Várzea Alegre (Camva) que completa 48 anos neste mês de dezembro e é responsável por uma produção de mais de meio milhão de ovos/dia. A integra da reportagem pode ser conferida pelo seguinte endereço: http://www.ocbms.org.br/sites/default/files/PR_140_48-52.pdf

A comunidade é formada por algumas centenas de habitantes em 36 mil hectartes no município de Terenos, MS. A área fica a uma distância média de 50 km da capital, Campo Grande. São imigrantes japoneses, seus filhos e netos. O grupo é destaque da avicultura de postura da região abastecendo, além do Mato Grosso do Sul, estados como São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.

Na primeira edição do Prêmio OCB/MS de Jornalismo, em 2009, Mesquita – também pela Revista Panorama Rural – foi o vencedor na categoria jornalismo impresso com a reportagem “Novo Ritmo no MS”, que mostra o predomínio do agronegócio entre as cooperativas do Mato Grosso do Sul.

Na premiação desta última quinta-feira a outra categoria – Telejornalismo – teve como vencedor Edson Ferraz, da TV Morena (Globo), com a reportagem “Pequenos suinocultores e o cooperativismo: uma parceria de sucesso!”. Em 2º lugar ficou a jornalista Rosa Cabral, do Canal do Boi (SBA) com uma reportagem que retratou o Programa Cooperjovem, do Serviço Nacional de Aprendizado do Cooperativismo (Sescoop), que atrai educandos dos ensinos fundamental e médio.

SIGA-NOS NO Google News