Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Palácio da Alvorada entra em reforma

Carolina Pimentel e Paula Medeiros / ABr - 20 de julho de 2004 - 14:52

O Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, passará por uma restauração a partir da próxima semana. De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência da República, enquanto durarem as obras da reforma, o presidente Lula e a primeira-dama Marisa Letícia residirão na Granja do Torto, outra residência oficial da Presidência.

A mudança do Alvorada para o Torto deve ocorrer depois que o presidente retornar de sua viagem à África (Gabão, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde), prevista para o período de 25 a 29 de julho.

O projeto de restauração do Palácio foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2001. A autorização é necessária porque o Palácio da Alvorada pertence à União. Segundo o superintendente interino da 15ª Superintendência Regional do Iphan, Márcio Vianna, a restauração consiste em uma obra de manutenção do edifício, com a recuperação de materiais desgastados pelo tempo. Alguns ambientes do palácio passarão por uma pintura e as partes elétrica e hidráulica serão revistas.

Vianna informou que o projeto não prevê construções adicionais à obra original do Palácio. Ele disse, ainda, que não é a primeira vez que o Alvorada passa por uma restauração.

Criado por Oscar Niemeyer, o Palácio da Alvorada foi o primeiro edifício inaugurado em Brasília, em junho de 1958. O presidente Juscelino Kubitschek foi quem inaugurou a obra. As colunas brancas que sustentam o prédio deram origem ao brasão do Distrito Federal. Feito de mármore, o Palácio da Alvorada tem uma fachada de vidros. Apesar de ser um dos pontos turísticos mais procurados da capital federal, os turistas não podem visitar seu interior.

SIGA-NOS NO Google News