Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

07/07/2005 13:06

País terá mais uma ferramenta para medir competitividade

Ivan Richard / ABr

O Índice de Competitividade dos Estados Brasileiros (ICE) a ser lançado durante o 3º Congresso Internacional Brasil Competitivo, que se realiza hoje, em Brasília, é mais uma ferramenta para fortalecer a competitividade brasileira. O objetivo do índice é criar um instrumento de análise para a competitividade dos estados e, conseqüentemente, do país.

De acordo com o diretor do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Cláudio Gastal, o ICE vai medir os esforços feitos pelos estados para criar, manter e melhorar condições que facilitem a realização de negócios dentro de suas fronteiras geográficas e seus resultados. O ICE é o primeiro verificador da competitividade estadual no país.

Gastal explicou que, atualmente, existe no mundo uma série de indicadores, como o utilizado pelo Fórum Econômico Mundial, que compara países e os níveis de competitividade entre eles. "O que nós fizemos foi criar um projeto de indicadores de competitividade utilizando a mesma linha de pensamento dos modelos internacionais e transformamos num processo de indicadores dos estados do Brasil" disse.

Esse primeiro levantamento será feito em seis estados: Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco. "O intuito é envolver até o final do ano os 27 estados na pesquisa, para que tenhamos um processo de análise que possibilite a criação de subsídios tanto de políticas públicas quanto de ações das empresas privadas na melhoria de infra-estrutura e produtividade", destacou Gastal.

O diretor explicou que o ICE não é um ranking dos estados. "Nós queremos sinalizar, através de uma cesta de indicadores, os esforços de cada um deles, sem fazer uma relação de causa e efeito". Gastal enfatizou que "quando é colocada a situação de todos os estados na mesa, é possível comparar as melhores práticas desenvolvidas individualmente e levar para cada realidade", concluiu.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)