Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

País terá mais uma ferramenta para medir competitividade

Ivan Richard / ABr - 07 de julho de 2005 - 13:06

O Índice de Competitividade dos Estados Brasileiros (ICE) a ser lançado durante o 3º Congresso Internacional Brasil Competitivo, que se realiza hoje, em Brasília, é mais uma ferramenta para fortalecer a competitividade brasileira. O objetivo do índice é criar um instrumento de análise para a competitividade dos estados e, conseqüentemente, do país.

De acordo com o diretor do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Cláudio Gastal, o ICE vai medir os esforços feitos pelos estados para criar, manter e melhorar condições que facilitem a realização de negócios dentro de suas fronteiras geográficas e seus resultados. O ICE é o primeiro verificador da competitividade estadual no país.

Gastal explicou que, atualmente, existe no mundo uma série de indicadores, como o utilizado pelo Fórum Econômico Mundial, que compara países e os níveis de competitividade entre eles. "O que nós fizemos foi criar um projeto de indicadores de competitividade utilizando a mesma linha de pensamento dos modelos internacionais e transformamos num processo de indicadores dos estados do Brasil" disse.

Esse primeiro levantamento será feito em seis estados: Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco. "O intuito é envolver até o final do ano os 27 estados na pesquisa, para que tenhamos um processo de análise que possibilite a criação de subsídios tanto de políticas públicas quanto de ações das empresas privadas na melhoria de infra-estrutura e produtividade", destacou Gastal.

O diretor explicou que o ICE não é um ranking dos estados. "Nós queremos sinalizar, através de uma cesta de indicadores, os esforços de cada um deles, sem fazer uma relação de causa e efeito". Gastal enfatizou que "quando é colocada a situação de todos os estados na mesa, é possível comparar as melhores práticas desenvolvidas individualmente e levar para cada realidade", concluiu.

SIGA-NOS NO Google News