Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/07/2005 13:06

País terá mais uma ferramenta para medir competitividade

Ivan Richard / ABr

O Índice de Competitividade dos Estados Brasileiros (ICE) a ser lançado durante o 3º Congresso Internacional Brasil Competitivo, que se realiza hoje, em Brasília, é mais uma ferramenta para fortalecer a competitividade brasileira. O objetivo do índice é criar um instrumento de análise para a competitividade dos estados e, conseqüentemente, do país.

De acordo com o diretor do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Cláudio Gastal, o ICE vai medir os esforços feitos pelos estados para criar, manter e melhorar condições que facilitem a realização de negócios dentro de suas fronteiras geográficas e seus resultados. O ICE é o primeiro verificador da competitividade estadual no país.

Gastal explicou que, atualmente, existe no mundo uma série de indicadores, como o utilizado pelo Fórum Econômico Mundial, que compara países e os níveis de competitividade entre eles. "O que nós fizemos foi criar um projeto de indicadores de competitividade utilizando a mesma linha de pensamento dos modelos internacionais e transformamos num processo de indicadores dos estados do Brasil" disse.

Esse primeiro levantamento será feito em seis estados: Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco. "O intuito é envolver até o final do ano os 27 estados na pesquisa, para que tenhamos um processo de análise que possibilite a criação de subsídios tanto de políticas públicas quanto de ações das empresas privadas na melhoria de infra-estrutura e produtividade", destacou Gastal.

O diretor explicou que o ICE não é um ranking dos estados. "Nós queremos sinalizar, através de uma cesta de indicadores, os esforços de cada um deles, sem fazer uma relação de causa e efeito". Gastal enfatizou que "quando é colocada a situação de todos os estados na mesa, é possível comparar as melhores práticas desenvolvidas individualmente e levar para cada realidade", concluiu.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)