Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paciente apresenta resultado positivo para novo coronavírus em Rio Preto

Secretaria de Saúde confirmou caso nesta sexta-feira (13). Órgão afirma que contraprova será realizada pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo.

G1/São José do Rio Pretp - 13 de março de 2020 - 17:30

Paciente apresenta resultado positivo para novo coronavírus em Rio Preto

Um exame realizado no Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) apresentou positivo para o novo coronavírus em um paciente. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (13).

Embora o resultado tenha sido positivo, a contraprova será realizada pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo e o resultado deve sair em até 48 horas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a paciente trata-se de uma mulher. Ela está em isolamento no imóvel onde mora. O estado de saúde dela é considerada estável.

Ainda não há informações se o paciente é morador do município ou de outra cidade da região do noroeste paulista.

Ala especializada
Uma ala especializada para tratamento de pacientes com suspeita do novo coronavírus está sendo criada no Hospital de Sabe.

A pedido do Ministério Público, metade de um andar da unidade hospitalar será destinada para a criação da ala, que deve ficar pronta nos próximos dias.

Ao todo, 10 leitos serão destinados para o acompanhamento dos pacientes com suspeita do novo coronavírus. Novos respiradores serão adquiridos para serem utilizados durante o tratamento.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há oito pacientes sendo monitorados em Rio Preto. Um caso que estava sendo investigado foi descartado por exames nesta quinta-feira (12).

Araçatuba
A Prefeitura de Araçatuba informou na tarde de sexta-feira que foram recolhidos materiais para exame de dois pacientes do município que apresentaram sintomas de gripe.

De acordo com o Executivo, foram coletadas amostras da mucosa nasal e bucal de uma criança de três anos que voltou de Nova Iorque (Estados Unidos) e foi atendida em um hospital particular.

A outra paciente é uma mulher de 38 anos que foi atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Iporã. Ela teve contato com uma pessoa que esteve na Itália em fevereiro deste ano.

A criança apresentou sintomas no último dia 11, e a mulher no dia 1º de março. Ambas estão em casa, em isolamento domiciliar e social.

O material recolhido foi enviado para o Instituto Adolfo Lutz de São Paulo. A média de publicação do resultado é de cinco dias.

Ainda segundo a Prefeitura de Araçatuba, será feito exame de painel respiratório, que tentará identificar a presença de vírus que já circularam pela cidade, como o H3N2, o H1N1 e o Influenza B. Se por acaso os resultados forem negativos, será feito o teste para coronavírus.

Casos no Brasil
O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (13) novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil: são 98 casos. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques:

98 casos confirmados, eram 77 na quinta-feira
1.485 suspeitos
1.344 casos descartados


O Ministério da Saúde informou ainda que há casos de transmissão comunitária nas cidades de São Paulo (capital) e do Rio de Janeiro (capital). De acordo com a pasta, os casos de transmissão comunitária são aqueles em que não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.

Até então, o governo federal só tinha registro de casos de transmissão local, que é aquele que ocorre quando pessoas que viajaram ao exterior e foram infectadas passam o vírus para parentes e contatos próximos, possibilitando que os agentes localizem a origem da infecção.

Matéria de autoria do G1

SIGA-NOS NO Google News