Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/05/2006 08:09

Ossos: Baixa nos hormônios pode causar enfraquecimento

Agência do Rádio

Fazer exercícios físicos, ingerir alimentos ricos em cálcio e tomar banho de sol regularmente são atividades essenciais para evitar o enfraquecimento dos ossos. Mulheres após os 50 anos de idade devem redobrar os cuidados porque estão mais propensas a desenvolver a osteoporose. A doença é considerada uma epidemia silenciosa pela Organização Mundial de Saúde. De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Osteoporose, quase 5,5 milhões de pessoas são portadoras da doença. Além disso, uma em cada cinco brasileiras, com mais de 50 anos, sofre fraturas por causa da osteoporose. O presidente da sociedade, João Francisco Marques Neto, explica que o período que antecede a menopausa favorece o aparecimento da doença por causa da redução de hormônios.

"A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos e ela predomina no sexo feminino, embora os homens possam ter também. Existem várias causas de osteoporose, mas a principal delas é a diminuição dos hormônios, de estrogênios que ocorrem durante a fase do climatério. Isso faz com que uma em cada quatro mulheres, quando entram na menopausa, faz com que esta mulher desenvolva uma perda de massa óssea e inicie um processo de enfraquecimento dos ossos que é denominado, então, osteoporose. Esse processo de enfraquecimento progressivo, leva então a um maior risco de fraturas, do fêmur, das costelas, nas vértebras. Todos com conseqüências muito importantes porque são condições invalidantes, incapacitam."

Outros fatores que podem favorecer o enfraquecimento dos ossos são o consumo de mais de 10 cigarros por dia, mais de duas latinhas de cerveja, o sedentarismo e a ingestão de muito café. De acordo com João Francisco, o que pode evitar a osteoporose em quem não tem histórico familiar da doença é um estilo de vida saudável, com alimentação rica em cálcio, laticínios e verduras.

De Brasília, Leilane Alves

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)