Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ossos: Baixa nos hormônios pode causar enfraquecimento

Agência do Rádio - 31 de maio de 2006 - 08:09

Fazer exercícios físicos, ingerir alimentos ricos em cálcio e tomar banho de sol regularmente são atividades essenciais para evitar o enfraquecimento dos ossos. Mulheres após os 50 anos de idade devem redobrar os cuidados porque estão mais propensas a desenvolver a osteoporose. A doença é considerada uma epidemia silenciosa pela Organização Mundial de Saúde. De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Osteoporose, quase 5,5 milhões de pessoas são portadoras da doença. Além disso, uma em cada cinco brasileiras, com mais de 50 anos, sofre fraturas por causa da osteoporose. O presidente da sociedade, João Francisco Marques Neto, explica que o período que antecede a menopausa favorece o aparecimento da doença por causa da redução de hormônios.

"A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos e ela predomina no sexo feminino, embora os homens possam ter também. Existem várias causas de osteoporose, mas a principal delas é a diminuição dos hormônios, de estrogênios que ocorrem durante a fase do climatério. Isso faz com que uma em cada quatro mulheres, quando entram na menopausa, faz com que esta mulher desenvolva uma perda de massa óssea e inicie um processo de enfraquecimento dos ossos que é denominado, então, osteoporose. Esse processo de enfraquecimento progressivo, leva então a um maior risco de fraturas, do fêmur, das costelas, nas vértebras. Todos com conseqüências muito importantes porque são condições invalidantes, incapacitam."

Outros fatores que podem favorecer o enfraquecimento dos ossos são o consumo de mais de 10 cigarros por dia, mais de duas latinhas de cerveja, o sedentarismo e a ingestão de muito café. De acordo com João Francisco, o que pode evitar a osteoporose em quem não tem histórico familiar da doença é um estilo de vida saudável, com alimentação rica em cálcio, laticínios e verduras.

De Brasília, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News