Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Oposição e governo fecham acordo sobre CPI dos Cartões

11 de fevereiro de 2008 - 14:25

Integrantes da base governista e da oposição fecharam um acordo para a instalação da CPI dos Cartões Corporativos. Depois de insistir na criação de uma CPI só de senadores, os governistas concordaram em apoiar a proposta da oposição de instalar uma comissão mista - formada por senadores e deputados federais. O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), autor do requerimento para a criação da CPI, esclareceu à base aliada que a investigação não será partidária e vai incluir o governo Fernando Henrique Cardoso.

"Eu propus no dia 28 de janeiro deste ano uma CPI mista que investigasse o uso dos cartões corporativos desde a sua criação. O problema é que alguns, inclusive o senador Romero Jucá, estavam entendendo que essa CPI mista iria investigar apenas o governo Lula", disse. Ele garante que essa não era sua intenção ao apresentar o requerimento. Sampaio lembrou que o cartão corporativo foi criado em 1998 e passou a ser utilizado em 2001. "É natural, portanto, que a investigação retroaja até 1998, data em que o cartão foi criado", afirmou.

Com o acordo, Carlos Sampaio disse que está autorizado a colher as assinaturas que ainda faltam para a criação da CPI entre os parlamentares da base governista. São necessárias 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores. A CPI terá duração de 3 meses prorrogáveis por mais três. Pelo regimento do Congresso, os dois maiores partidos terão direito a indicar o presidente e o relator da Comissão.

Reportagem - Geórgia Moraes/Rádio Câmara

SIGA-NOS NO Google News