Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Operação autua 42 empresas de ônibus interestaduais

Humberto Marques / Campo Grande News - 18 de setembro de 2006 - 15:59

Fiscalização conjunta da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e de equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Três Lagoas resultou na emissão de 43 autos de infração para concessionárias do serviço de transporte interestadual que operam em Mato Grosso do Sul. A operação foi realizada entre quinta-feira (14 de setembro) e domingo (17) na BR-262, e encontrou irregularidades nos veículos, itinerários e venda irregular de passagens ou produtos para usuários.

O inspetor Sílvio Costa, da PRF, afirmou que todas as empresas autuadas arcarão com multa pelas irregularidades observadas. “Quase todas as empresas que cobrem o trecho apresentaram alguma irregularidade”, pontuou. Segundo ele, a prática de se fazer “interseções” com veículos foi uma das irregularidades que mais chamou a atenção.

A “interseção” ocorre quando uma empresa possui concessão para operar duas linhas em determinado trecho, mas as atende com apenas um veículo. “As empresas de linhas regulares vendem passagens entre as cidades às quais têm o direito de operar, o que é proibido. Elas usam um veículo para operar outras linhas, talvez por economia, mas isso é irregular”, explicou Costa.

Outras irregularidades constatadas pela PRF e a ANTT estavam relacionadas à limpeza e higiene dos veículos, lotação, falta de etiquetas de bagagem e a venda de passagens com valor abaixo do previsto em tabela – embora o inspetor adiantasse que não há cartelização do setor, as passagens possuem um preço acertado com o órgão operador.

A PRF espera realizar no próximo mês uma nova operação voltada para o transporte interestadual na região.

SIGA-NOS NO Google News