Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Oito municípios já constataram raiva bovina em MS

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 19 de abril de 2005 - 10:08

Este ano oito municípios de Mato Grosso do Sul já constataram focos de raiva bovina, segundo o coordenador do Programa Estadual de Combate à Raiva, Ademar Etiro Mori, da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). São eles Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Rochedo, Aquidauana, Corumbá, Sonora e Água Clara.
Em Água Clara, afirma Ademar, foi constatada situação atípica já que há muitos anos não havia casos da doença. Lá a ocorrência está relacionada ao desmatamento às margens do rio Sucuriú. “A tendência é que os casos venham ocorrendo em direção ao Paranazão, na divisa com São Paulo”, afirma. Embora a vacinação nos municípios obrigados a imunizar continue ocorrendo, já existem perdas de animais.
Há duas semanas as equipes da Iagro iniciaram a captura de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue), os transmissores da doença, e estão desenvolvendo trabalhos a campo nos locais onde foram constatados focos. No início do próximo mês a Iagro receberá auditoria do Mapa (Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária), que vai tratar especificamente da avaliação das atividades relacionadas ao controle da doença em Mato Grosso do Sul.

SIGA-NOS NO Google News