Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Oftalmologista alerta que cuidados com as lentes de contato não podem parar no verão

Agência do Rádio - 30 de dezembro de 2009 - 06:38

Com a chegada do verão, a primeira coisa que muita gente quer é pegar uma praia ou curtir uma piscina. Mas antes de se refrescar é preciso tomar alguns cuidados, que vão além do uso do protetor solar. O oftalmologista do Hospital Oftalmológico de Brasília Eduardo Rocha alerta: quem usa lentes de contato deve evitar usá-las durante a prática de atividades típicas da estação.



"São duas situações que a gente não indica usar a lente de contato: é tomar banho de piscina, porque o cloro da piscina pode estragar o polímero da lente e a lente ficar impraticável para o uso em seguida; e na praia, a própria areia pode impregnar a lente e torná-la bastante desconfortável. Até impraticável o uso também."

O oftalmologista destaca outro cuidado que deve ser tomado durante o verão. Muitos voltam das festas e não tiram as lentes para dormir. Eduardo Rocha afirma que se elas não forem específicas para isso, é preciso retirá-las.



"Quanto mais tempo você fica com a lente dormindo a chance de você ter uma diminuição da oxigenação dessa córnea, e com o rompimento do epitélio, a chance de ter uma infecção aumenta, estatisticamente falando. E eu sempre brinco com os meus pacientes falando assim para eles: no sonho, todo mundo enxerga muito bem."

Eduardo Rocha explica que é preciso lavar corretamente as lentes e não colocá-las ou tocar os olhos sem antes lavar bem as mãos. E para aqueles que não conseguem viver sem as lentes, o oftalmologista aconselha a comprar as descartáveis, que duram apenas um dia. Outra solução é colocar grau nos óculos de sol ou mesmo em óculos de mergulho.

Reportagem, Fabiana Pelles


SIGA-NOS NO Google News