Cassilândia, Domingo, 27 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

21/11/2003 07:26

OAB não é obrigada a prestar contas ao TCU

Edir Viégas

O plenário do Tribunal de Contas da União decidiu nesta quarta-feira (19/11), por quatro votos a três, que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como suas Seccionais, não se submetem ao regime de autarquias públicas, mantendo, assim, sua imunidade de fiscalização do TCU. Prevaleceu, no julgamento, a norma constitucional de respeito à coisa julgada, uma vez que em 1952 o Tribunal Federal de Recursos decidiu que a OAB não precisava prestar contas ao TCU. "A OAB de 1952 é a mesma dos dias atuais", afirmou o ministro Ubiratan Aguiar ao proferir seu voto a favor da independência da Ordem.

Para o presidente nacional da OAB, Rubens Approbato Machado, a decisão serve para promover um ajuste histórico, encerrando, desse modo, um antigo debate sobre a natureza da instituição. De acordo com Approbato, as contas da OAB são fiscalizadas pelos próprios advogados e estão à disposição da sociedade, não havendo o que esconder. "O que não podemos é perder a nossa autonomia, ficando atrelados ao poder público", disse. Approbato acompanhou pessoalmente as três horas e meia de sessão do julgamento no TCU acompanhado dos ex-presidentes Hermann Assis Baeta e Reginaldo de Castro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Setembro de 2020
Sábado, 26 de Setembro de 2020
07:28
Cassilândia/São José do Rio Preto
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)