Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

OAB cobra relação de advogados investigados pelo MPE

Redação 24HorasNews - 20 de outubro de 2007 - 08:26

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, disse nesta sexta-feira que já pediu ao procurador-geral do Ministério Público Estadual, Paulo Prado, a relação dos nomes de todos os advogados que estariam supostamente sendo investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Tais advogados, segundo noticiário da imprensa de Cuiabá, teriam ligações com o criminoso João Arcanjo Ribeiro, acusado de chefiar o crime organizado em Mato Grosso e que estava preso na Penitenciária do Pascoal Ramos.

Faiad informou também que pediu autorização para obter acesso da Ordem aos precimentos que teriam sido instaurados sobre os advogados, por se tratar de um direito assegurado nos artigos 34, 44 incisos I e II, 49 caput e parágrafo único da Lei 8.906/94 – o Estatuto da Advocacia. O documento é assinado também pelo presidente da Comissão de Direito Penal e Processo Penal da OAB, Ulysses Rabaneda. “Não podemos aceitar esse tipo de atitude. É uma coação a profissão do advogado” – disse o presidente da Ordem.

“Com os documentos em mãos, teremos a exata compreensão do que está acontecendo, onde tomaremos as medidas cabíveis, seja na punição dos maus profissionais, ou na defesa daqueles que estão injustamente sendo taxados de suspeitos” – disse Rabaneda

Francisco Faiad ressaltou, por outro lado, que a Ordem é, certamente, uma das entidades que mais luta pela ética na profissão. Ele lembrou que a história da OAB mostra a seriedade de seus procedimentos. “Nunca, em tempo algum, deixamos de cortar a própria carne, em nome da ética e da disciplina. E não seria em casos extremos como esse que procuraríamos cruzar os braços. Portanto, a OAB quer saber de tudo que se passa porque este país ainda é feito pela legalidade” – acrescentou.

SIGA-NOS NO Google News