Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O resumo da participação brasileira ontem no Pan

COB - 24 de julho de 2007 - 07:21

Não importa que o festival de medalhas da natação e do judô já tenha se encerrado. Nesta segunda-feira (dia 23), o Brasil continuou sua trajetória de conquistas no Rio 2007 e já atingiu um de seus objetivos na competição, mesmo ainda restando seis dias para o fim das disputas. Graças às vitórias do esquiador Marcelo Giardi, o Marreco, na prova de wakeboard, de Yane Marques, no pentatlo moderno, e de Fabiana Murer, no salto com vara; o País já igualou seu recorde de medalhas de ouro em uma edição dos Jogos Pan-americanos, 29, estabelecido em Santo Domingo-03.
Outra boa notícia é que as três medalhas de ouro do dia foram conquistadas em esporte ou prova com pouca tradição no País, o que comprova a evolução de várias modalidades brasileiras. A pernambucana Yane Marques, por exemplo, garantiu, no Complexo Esportivo de Deodoro, o primeiro ouro do pentatlo moderno feminino do Brasil em Jogos Pan-americanos. De quebra, carimbou passaporte para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
“Dedico a medalha às pessoas que vieram de Pernambuco só para torcer por mim. O resultado é conseqüência de muito esforço. Tive que abdicar da família e dos amigos para me dedicar aos treinamentos. A recompensa veio na forma da medalha de ouro”, comentou Yane, que quer participar da cerimônia de encerramento dos Jogos.
O paulista Marcelo Giardi, o “Marreco”, conquistou também medalha inédita para o esqui aquático brasileiro. O País jamais havia subido ao pódio neste esporte e aproveitou logo a estréia do wakeboard na competição para garantir o ouro, em prova disputada no Clube dos Caiçaras, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
“Vai demorar a cair a ficha”, afirmou, após saber que garantira o ouro. Marreco, que passou por uma cirurgia no joelho esquerdo e só voltou a treinar há um mês, disse que a disputa foi equilibrada. “Sabia das qualidades do canadense Brad Buskas, que ficou com a prata. Acreditava na conquista da medalha, mas não esperava tanto. A minha família está toda aqui e fiquei em êxtase com a vitória”, comemorou.
Fabiana Murer também escreveu seu nome na história ao conquistar o primeiro ouro do salto com vara brasileiro na competição. Mesmo com a medalha e o recorde dos Jogos garantidos desde que sua rival americana, April Steiner, parou nos 4,40m, ela ainda se manteve na disputa até superar a marca de 4,60.
“Tem que ter uma estrutura emocional muito grande. A pressão tanto da torcida como minha mesmo é enorme. Mas eu me preparei muito bem para esse momento e agora posso festejar”, disse Fabiana, feliz por ter conquistado o primeiro ouro do atletismo no Rio 2007.


O atletismo brasileiro conquistou ainda outras três medalhas de bronze. A primeira veio com Lucélia Peres, nos 10.000m. “Esperava ganhar a prova, mas o ritmo foi muito forte. O importante foi não ficar fora do pódio. No último mês, intensifiquei os treinos de arrancada para garantir uma boa chegada nos 10.000m, uma das disputas mais desgastantes do atletismo”, disse Lucélia, vencedora da São Silvestre em 2006.
Em seguida foi a vez de Marílson dos Santos também conquistar o terceiro lugar no pódio, nos 5.000m. “Estou satisfeito com o bronze, pois sabia que a prova seria difícil. É uma emoção muito grande ganhar uma medalha pelo Brasil. Agora vou procurar descansar para brigar pelo pódio nos 10.000m, prova na qual tenho mais chance”, disse o campeão da maratona de Nova Iorque de 2006.
Elisângela Adriano também conquistou o bronze no lançamento do disco. “Foi um resultado muito representativo. Melhorei minha marca em relação a Santo Domingo, quando terminei em sexto lugar. A torcida também foi fantástica. Cheguei a sentir um frio na barriga quando entrei no estádio”, comentou.
O futebol feminino foi outro esporte a garantir medalha para o Brasil nesta segunda-feira (dia 23). Com a vitória de 2 a 0 sobre o México, no Maracanã, o time brasileiro se classificou para a decisão do título, na próxima quinta-feira (dia 26), diante dos Estados Unidos. Com o resultado, o País conquistou, no mínimo, a medalha de prata.
O mesmo ocorre com o basquete feminino. O Brasil, que derrotou Cuba por 79 a 60, já assegurou, pelo menos, a medalha de prata. Nesta terça-feira (dia 24), Janeth e Cia. disputam o ouro com a equipe dos Estados Unidos.
No boxe, o Brasil garantiu, nesta segunda-feira (dia 23), vaga nas semifinais de mais cinco categorias, que se juntam às três que conseguira na véspera. Com isso, o País assegurou, no mínimo, a medalha de bronze nestas categorias, já que não há disputa do terceiro lugar no esporte. Os classificados são Rafael Lima (pesado), Glaucélio Abreu (médio), Myke Carvalho (meio-médio-ligeiro), Davi Souza (pena) e Antônio Rogério Nogueira, o “Minotouro”, (super-pesado).

SIGA-NOS NO Google News