Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O que sente uma pessoa com gastrite?

ABC MED - 03 de julho de 2016 - 13:00

Gastrite significa inflamação da mucosa do estômago e deve ser descrita de acordo com critérios histológicos, ou seja, mesmo que o seu diagnóstico seja sugerido por sinais ou sintomas clínicos, radiológicos ou mesmo endoscópicos, a confirmação final só deve ser feita através do exame microscópico. O que acontece muitas vezes é que durante uma endoscopia os sinais são tão exuberantes que o exame histológico (biópsia) é dispensado para uma segunda etapa de controle do tratamento.

É um termo usado para descrever um grupo de condições que tem em comum a inflamação do estômago, frequentemente resultado da infecção pela mesma bactéria que causa a úlcera no estômago - o Helicobacter pylori.

Quais os tipos de gastrite?

A gastrite pode ser erosiva, não erosiva, aguda ou crônica.

A diferenciação em gastrite aguda ou crônica é feita através da visualização, no microscópio, da presença de células específicas que identificam a presença de inflamação aguda ou crônica.

A gastrite pode acontecer de repente (gastrite aguda) ou ir se desenvolvendo lentamente (gastrite crônica). Em alguns casos, a gastrite pode estar ligada às úlceras do estômago e aumentar o risco de desenvolver câncer gástrico. Para a maioria das pessoas, entretanto, ela não é um problema sério e melhora rapidamente com o tratamento.

Quais são os sintomas da gastrite?

Os sinais e sintomas incluem:

Sensação de queimação, dor ou indigestão na região superior do abdome que pode melhorar ou piorar com a alimentação

Náuseas

Vômitos

Perda de apetite

Sensação de plenitude gástrica depois da alimentação

Aumento dos gases ou sensação de inchaço no estômago

Perda de peso

Os sintomas mais comuns na gastrite aguda são náuseas, queimação ou desconforto no abdome superior. Já na gastrite crônica, é mais comum dor, plenitude gástrica ou perda de apetite. Para muitas pessoas, no entanto, a gastrite crônica não causa sinais ou sintomas.

Quando consultar um médico?

É raro uma pessoa que nunca teve indigestão ou dor no estômago. A maioria dos casos de indigestão é passageiro e não requer atendimento médico. Mas se você apresenta sinais ou sintomas por uma semana ou mais, procure um médico (gastroenterologista ou clínico geral). Fale com ele quando começou a sentir os incômodos, diga se usou algum medicamento por conta própria, especialmente aspirina ou outros anti-inflamatórios.

Caso você vomite sangue vermelho vivo ou em cor de “borra de café” ou tenha fezes escuras, você precisa procurar atendimento médico imediato para saber a causa do problema.

Quais são as causas de gastrite?

Uma barreira de muco protege a parede do estômago das agressões dos ácidos produzidos pelo próprio estômago para ajudar na digestão dos alimentos. O enfraquecimento desta barreira permite que os sucos digestivos danifiquem e inflamem o revestimento interno do estômago, causando a gastrite.

Vários fatores podem contribuir para desencadeá-la, como:

Infecção bacteriana
Infecção pelo Helicobacter pylori pode causar mais comumente a gastrite crônica. Metade da população mundial pode estar infectada por esta bactéria. A maioria dos infectados não apresenta complicações. Em algumas pessoas, o H.pylori pode romper a barreira de proteção do estômago causando mudanças no revestimento interno deste órgão. Esta vulnerabilidade à bactéria pode ser herdada ou adquirida.

Uso regular de anti-inflamatórios
Anti-inflamatórios não esteroides como ibuprofeno e naproxeno ou aspirina podem causar gastrite aguda ou crônica. Estas substâncias reduzem a produção de uma substância chave que ajuda a preservar o revestimento interno protetor do estômago. Problemas no estômago são menos comuns de acontecer quando estes medicamentos são usados apenas eventualmente.

Excesso de álcool
O álcool pode irritar a mucosa gástrica, o que torna o estômago mais vulnerável aos sucos gástricos. O uso excessivo de álcool pode causar gastrite aguda.

Estresse
O estresse severo como uma cirurgia de grande porte, injúrias traumáticas, queimaduras ou infecções graves podem causar gastrite aguda. Não há comprovação científica sobre uma relação direta entre desenvolvimento de gastrite e estresse psicológico.

Refluxo biliar
A bile, fluido que ajuda na digestão de gorduras, é produzida pelo fígado e estocada na vesícula biliar. A válvula pilórica evita o refluxo da bile do intestino ao estômago, mas se esta válvula não está funcionando bem ou precisou ser removida por uma cirurgia, a bile pode refluir para o estômago e levar à inflamação e à gastrite crônica. O próprio corpo ataca as células do seu estômago, é a chamada “gastrite auto-imune”. Ela é mais comum em pessoas com outros problemas imunológicos como doença de Hashimoto, doença de Addison e diabetes tipo 1, e também pode estar associada à deficiência de vitamina B12.

Outras doenças e condições
A gastrite pode estar associada a outras condições médicas como AIDS/HIV, doença de Crohn, infecções parasitárias, algumas doenças do tecido conectivo, insuficiência renal ou hepática.

Envelhecimento
O aumento da idade pode aumentar o risco de gastrite pois o revestimento interno do estômago tende a ficar mais fino com a idade, a chamada "gastrite atrófica". Idosos têm maior probabilidade de ter infecção pelo Helicobacter pylori e doenças auto-imunes que pessoas mais jovens.

Uma pessoa que tem gastrite está sujeita a complicações?

Se não tratada, a gastrite pode levar a úlceras no estômago e sangramento. Algumas formas de gastrite crônica podem aumentar o risco de câncer no estômago, especialmente se você têm um revestimento interno fino no estômago e alterações nas células da mucosa gástrica.

Fale com seu médico se os sinais e sintomas não estão melhorando apesar do tratamento da gastrite.

SIGA-NOS NO Google News