Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/01/2015 18:39

O poder; antes e depois

Manoel Afonso

O poder – é aquele pedaço de bolo da hora – que de tão gostoso comemos rápido demais e quando menos se espera ele acaba.


Lendo os jornais, navegando na internet e observando de perto o cenário político que mistura ansiedade – pela chegada ao poder – e tristeza pelo adeus, a gente se convence de que o desafio maior não é o exercício do poder, mas sim encontrar motivação para seguir em frente no ‘day after’.


A condição de colunista voltado ao cenário político, exige um acompanhamento mais apurado e próximo. Observa-se o bom caráter, o oportunista, o generoso, o mesquinho e diferentes facetas comportamentais longe da tribuna, dos holofotes e dos gabinetes. Nem sempre o que a mídia mostra é real. Portanto...


Mas no que se refere aos políticos que se desvinculam do poder sem planejamento, podem ser comparados aos ex-artistas e ex-atletas que tem dificuldades de conviver com o anonimato. Falta-lhes espaço e ambiente, motivando mágoas inclusive.


No caso dos ex-políticos, mesmo quando a questão financeira não é o maior problema, o cérebro corre sério risco de se tornar um porão vazio. Evidente que as exceções existem como Fernando Henrique Cardoso, mas na maioria das vezes o saudosismo representa o inconformismo pelo passado que não volta.


Há uma lista extensa de políticos ‘disponíveis; entre eles Simon, Suplicy, Puccinelli, Londres, Sarney e Iris Rezende. Creio que após as férias, as visitas à parentes e aos mais diferentes pontos turísticos, cairá a ficha da nova realidade. A agenda, antes estressante, simplesmente inexistirá. Os telefonemas, as correspondências e as visitas ( tidas até como inoportunas) ficarão cada vez mais raras.


Escrever um livro de memórias tem sido a saída de alguns, mas nem todos tem a capacidade para tal. E a dúvida: haveria público disposto a essa leitura sobre fatos e ideias de ontem? Boa pergunta.


Neste arremate insisto de que o desafio maior do homem público é acostumar-se a vida dos mortais, sem privilégios e holofotes.


Que venham, há espaço para todos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)