Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O beijo e o aparelho ortodôntico

Alberto dos Reis Condé Júnior - 09 de junho de 2015 - 09:31

No mês dos namorados, ganhar presente é legal, mas, estar com o hálito saudável e sem aftas é fundamental. O uso do aparelho fixo, por apresentar fios e pontas, pode machucar os lábios e a língua, além de dificultar a correta escovação e o uso do fio dental. Para sanar essas dificuldades, a técnica baseada no aparelho removível praticamente invisível tem sido muito indicada por cirurgiões-dentistas porfacilitar a higiene bucal, permitindo que o casal possa concentrar suas energias no contato labial sem desviar a atenção por causa de dor das aftas ou com mau hálito, comuns no aparelho convencional.

Um levantamento epidemiológico realizado no Brasil,com 1600 pessoas mostrou que,quase 40% apresenta mau hálito segundo a ABPO (Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais)*. No caso dos jovens e adultos que usam o aparelho convencional, muitas vezes, este mau hálito se dá pela dificuldade em realizar a higiene bucal. Issosemcontar as feridasnoslábios, osdentes mal cuidados e o sangramentogengival (gengivite) causadopelapresença de bráquetes e fios.

Embora o aparelho convencional traga dificuldades e lembranças não muito positivas, como: desconforto com aftas, o mau hálito, "estar preso" com as peças coladas nos dentesdurante anos, a dificuldade de escovar os dentes e usar o fio dental especial, e, não menos importante, o fato do aparelho ser incompatível com o sorriso e o estilo de vida da maioria dos adultos; muitos pacientes e até alguns cirurgiões-dentistas são resistentes quanto a este tipo de tratamento ortodôntico, com alinhadores removíveis invisíveis – muitas vezes por desconhecimento da técnica ou pelo “medo” do novo.

Felizmente, a técnica dos aparelhos praticamente invisíveis surgiu como alternativa aos aparelhos ortodônticos convencionais pois,o alinhador removível é higiênico e prático, já que permite ser removido para comer, usar a escova de dente e fio dental convencionais, alémdo conforto de ser completamente liso, sem pontas e sem fios. Com essa técnica, o alinhamento acontece sem que praticamente ninguém perceba que o paciente está sob tratamento ortodôntico. Essetipo de aparelho é muito utilizado por artistas, esportistas e empresários.

* http://www2.uol.com.br/vyaestelar/vidasaudavel_mau_halito.htm

***Artigo escrito pelo cirurgião-dentistaDr. Alberto dos Reis Condé Júnior (CROGO 6411).

SIGA-NOS NO Google News