Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O algodão começa a ser colhido em Chapadão do Sul

Jovem Sul News - 14 de junho de 2004 - 10:22

O algodão do norte/nordeste do estado de Mato Grosso do Sul começa a ser colhido.

Em Chapadão do Sul os primeiros talhões já foram colhidos e entregues às algodoeiras da cidade.

Segundo os produtores as primeiras lavouras colhidas atingiram média abaixo da quantidade e qualidade histórica registrada. Já as lavouras em seguida, colhidas a partir do dia 10 de junho apresentam melhores resultados, mas não ultrapassam a média de 280 arrobas por hectare.

Estima-se que o algodão intermediário, a ser colhido entre este início de safra e o fim da colheita seja de pior condição de qualidade e produtividade. São lavouras mais atacadas pelo apodrecimento das maçãs, devido ao alto índice pluviométrico ocorrido nos meses de abril e maio.

Observa-se que toda frente fria, chegada à região nas últimas semanas, é antecedida de umidade, o que atrapalha a colheita e continua provocando o surgimento de fungos nas lavouras mais tardias.

Mesmo com as intempéries não comuns nesta época do ano na região, a média geral de produtividade do algodão no nordeste do estado deverá ficar entre 270 e 280 arrobas por hectare e a qualidade do fio um pouco abaixo do histórico da região.

Na lavouras de São Gabriel do Oeste, no norte do estado, a situação de colheita é um pouco pior também devido às chuvas dos últimos meses.

Mesmo assim a colheita está começando em Chapadão do Sul e segundo os técnicos o resultado final da safra ainda é uma caixa de surpresa.

SIGA-NOS NO Google News