Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/05/2012 16:29

Número de divórcios aumentou nos últimos dez anos

Nos últimos dez anos, o número de pessoas divorciadas no Brasil quase dobrou. Segundo o Censo Demográfico 2010 do IBGE, divulgado na última sexta-feira (27/04), a proporção de pessoas divorciadas passou de 1,7%, em 2000, para 3,1% em 2010.



O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Rogério Bacellar, explica que as mudanças na legislação facilitaram a dissolução do casamento. “Desde 2007 os divórcios podem ser requeridos nos cartórios (tabelionatos de notas), nos casos onde há consenso e inexiste filhos menores de idade. Outro exemplo de mudança na legislação é a emenda constitucional nº 66/2010, que tornou possível requerer a dissolução do casamento civil pelo divórcio a qualquer tempo, suprimindo o requisito de prévia separação judicial por mais de um ano ou de comprovada separação de fato por mais de 2 anos.”



Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal apresentam as maiores proporções de pessoas divorciadas: 4,1%, 4,1% e 4,2%, respectivamente. O Maranhão apresenta, segundo o IBGE, a menor proporção de pessoas divorciadas, com apenas 1,2%.



Cresce o número de uniões consensuais no Brasil
Os números do Censo Demográfico 2010 do IBGE, divulgado no último dia 27, mostram também um crescimento significativo das uniões consensuais em relação a 2000. Esse tipo de união trata dos casais vivendo juntos sem casamento civil ou religioso, mas podendo ter contrato de união estável registrado em cartório.



De acordo com o IBGE, 36,4% das pessoas declararam viver em união consensual em 2010, proporção superior a registrada em 2000 (28,6%).



O Censo 2010 também evidencia que houve uma redução do número de pessoas que optaram pelo casamento civil e religioso e daquelas unidas apenas no religioso, de 49,2% para 42,9%. As regiões Norte e Nordeste registram, segundo o IBGE, maior proporção de pessoas que viviam em união consensual.



Por Rejane Gomes

In Press Oficina Assessoria de Comunicação

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)