Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

30/10/2011 08:40

Novos juízes substitutos de MS terminam curso de formação

TJMS

Terminou nesta sexta-feira (28) o curso de formação inicial ministrado pela Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul (EJUD-MS) aos doze juízes substitutos de MS, empossados no dia 22 de junho. Foram quatro meses de curso com extensa programação.
O curso de formação inicial obrigatório foi credenciado na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e teve uma carga horária de 480 horas/aula dividida em aulas práticas e teóricas. As aulas práticas, de fundamental importância para o magistrado, consistiram na atuação dos juízes substitutos como coadjuvantes em diversas varas da capital, além de visitas às instituições interdependentes com o Poder Judiciário. As aulas teóricas foram ministradas por docentes do mais alto nível.
Para a finalização do curso, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Luiz Carlos Santini, e o diretor-geral da EJUD-MS, Des. Ruy Celso Barbosa Florence, se reuniram com os juízes para formalizar as designações que serão publicadas no Diário da Justiça.
Para Ruy Celso, “os cursos de formação de magistrados pensados pelo STJ e colocado em prática pela Enfam e Escolas Estaduais buscam o desenvolvimento humanístico dos novos magistrados, adequando o conhecimento que já possuem e demonstraram no concurso com o crescimento pessoal e interpessoal.” Finalizou afirmando que o curso promovido pela EJUD atingiu os objetivos.
No entender do Des. Santini a realização do curso é fundamental para o início da jurisdição, porque, na maioria dos casos, os novos juízes saem diretamente da Academia e entram na carreira da magistratura. “A magistratura necessita de um certo conhecimento sobre a vida e sobre a própria estrutura do Direito que a Academia, via de regra, não fornece. Então a importância deste curso inicial, que nós fizemos uma alteração nessa administração, é exatamente dar a eles o que é a vivência diária de um magistrado, no julgamento das questões, aliado a um conhecimento da estrutura jurídica na sua essência, na sua teleologia, nos seus valores. Esta é a importância do curso e esse foi o primeiro feito desta forma. Esperamos que sirva de paradigma para os demais e, ao mesmo tempo, tenha auxiliado os novos juízes no exercício da magistratura”.
Por fim, a juíza substituta Mariana Rezende Ferreira Yoshida declarou que “a atividade da magistratura é complexa e demanda preparação específica, não só no âmbito jurídico, mas também em outras áreas do conhecimento. O bacharel em Direito, quando se prepara para o concurso público, em regra, restringe-se às doutrinas jurídicas e tem pouco ou nenhum contato com a prática da judicatura. Assim, o curso de formação para magistrados iniciantes é de fundamental importância para o bom desempenho do poder jurisdicional, sobretudo quando bem planejado e executado, como esse oferecido pela EJUD-MS, que proporcionou aos juízes substitutos experiências teóricas e práticas, habilitando-nos a servir à sociedade da maneira mais propícia possível”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)