Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

25/01/2006 09:41

Novo presidente do TSE é de Mato Grosso

TSE

O ministro Gilmar Mendes assumiu na última sexta-feira (20) a presidência do Tribunal Superior Eleitoral em substituição ao ex-presidente Carlos Velloso, que se aposentou compulsoriamente aos 70 anos de idade. Atual vice-presidente da Corte, Gilmar Mendes ficará no exercício da presidência até o final do recesso forense, quando será efetivado no cargo.

Gilmar Mendes presidirá a sessão extraordinária de abertura do primeiro semestre forense de 2006, marcada para o dia 1º de fevereiro, às 19 horas. Nas primeiras sessões ordinárias do mês, o plenário do TSE se reunirá para eleger e empossar seu novo presidente e vice-presidente.

A eleição realizada pelos membros do TSE tem apenas caráter formal, uma vez que sempre é eleito para a presidência o ministro mais antigo na composição do Tribunal. Atualmente, os ministros mais antigos a comporem o TSE são, na ordem, Gilmar Mendes e Marco Aurélio, que ocuparão a presidência e a vice-presidência da Corte, respectivamente.

O Supremo Tribunal Federal indicará o ministro que ocupará a vaga aberta com a saída de Carlos Velloso. Por determinação constitucional, o TSE é composto por três ministros do STF, dois do STJ e dois advogados.

Natural de Diamantino, no Mato Grosso, Gilmar Mendes tem 50 anos e é ministro do STF desde junho de 2002. Membro efetivo do TSE desde junho de 2004, assumiu a vice-presidência do TSE em março de 2005. Antes, ele exerceu o cargo de Advogado Geral da União no período 2000/2002.

Carioca, 58 anos, Marco Aurélio é ministro do Supremo Tribunal Federal desde 1990. Atuou pela primeira vez no Tribunal Superior Eleitoral em 1991, como ministro substituto, chegando à presidência da Corte no período 1996/1997. Retornou à Corte como ministro substituto em agosto de 2003 e foi novamente empossado como ministro efetivo em março de 2005. Foi presidente do STF no biênio 2001/2003.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)