Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novo indicador do Enade vai avaliar ensino superior

Edson Sibila/Campo Grande News - 09 de agosto de 2006 - 19:09

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) pode ter um novo índice de avaliação para medir a qualidade dos cursos de educação superior.O Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e o Esperado (IDD) é a diferença entre o desempenho esperado e o alcançado na prova pelos estudantes que estão concluindo um curso. O valor esperado é calculado tendo como base o desempenho médio dos cursos em determinada área de conhecimento.

De acordo com informações da agencia Brasil, no Enade de 2005, nas instituições privadas os percentuais de cursos com IDD negativo - ou seja, em que a média da nota dos alunos que estão concluindo os cursos está abaixo do esperado - é de 46,5%. Nas municipais de 59,2%, nas estaduais 44,7% e nas federais 41,8%. Do total de cursos avaliados pelo Exame, 47,8% tiveram IDDs positivos e 52,2% negativos.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, essa avaliação servirá para aumentar a fiscalização sobre os cursos superiores no país.
“A partir desses dados, Comissões de Avaliação in loco farão seu trabalho e darão o veredicto final, se aquele curso merece continuar a ser ofertado ou se é preciso firmar um termo de compromisso com o MEC para sanar deficiências”, disse o ministro.
Se ao final do prazo essas deficiências não forem sanadas, o curso corre o risco de ter seu processo seletivo cancelado.

SIGA-NOS NO Google News