Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novidade: Vacina que previne o HPV chega ao mercado

29 de janeiro de 2007 - 07:19

A vacina que previne o HVP chegou, na última semana, à rede privada de saúde do Brasil. O papiloma vírus humano é responsável por 70% dos casos de câncer de colo do útero e 90% dos casos de verrugas genitais. A vacina, internacionalmente conhecida como Gardasil, foi liberada para uso no País em agosto do ano passado. Cada dose do medicamento vai custar, em média, R$ 500. A aplicação é feita em três doses. O tempo de proteção é de cinco anos. Apesar do alto custo, a oncologista Patrícia Schorn acredita que, depois de comprovada a eficácia da vacina, ela pode se tornar acessível a toda população.

"A gente faz essa vacina a partir dos nove anos de idade em mulheres que não tenham tido contato com o HPV. Então, a medida que o tempo for passando e a gente popularizar o uso, vai ser uma medida de prevenção oferecida a todo mundo."

Até o momento, não há previsão de que a vacina contra o HPV seja disponibilizada no Sistema Único de Saúde. No entanto, desde 1998 é oferecido gratuitamente na rede pública o exame preventivo papanicolau, que detecta a presença do vírus no organismo.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News