Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novas reservas tornarão Brasil exportador de petróleo

Nielmar de Oliveira /ABr - 08 de novembro de 2007 - 17:44

Rio de Janeiro - A descoberta pela Petrobras de novas reservas de petróleo na Bacia de Santos permitirá que o Brasil se torne exportador do produto, afirmou hoje (8) a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Para a ministra, as novas reservas mudarão a posição do país no mercado internacional de petróleo e tornará o país exportador do produto. “O Brasil vai passar de uma nação intermediária para o primeiro patamar do mundo do petróleo. Estamos nos elevando ao nível dos países árabes e da Venezuela”, ressaltou.

Estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, as reservas de petróleo encontradas nesta semana no Campo de Tupi, na Bacia de Santos. Esse volume é suficiente para que o Brasil aumente a produção em até 50%. Atualmente, as reservas do país são de cerca de 13 bilhões de barris. O ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, afirmou que levará de seis a sete anos para que as novas reservas sejam exploradas comercialmente.

O anúncio da nova reserva provocou mudanças no próximo leilão de para a exploração de petróleo. Em reunião extraordinária na sede da estatal, no Rio de Janeiro, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu retirar 41 blocos da Nona Rodada de Licitações, que ocorrerá em novembro.

Com a mudança, o total de blocos disponíveis para o próximo leilão caiu para 217. Segundo a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a decisão foi tomada para preservar o interesse nacional e garantir a exploração das novas jazidas pela Petrobras e seus atuais sócios. “A decisão está baseada em uma questão fundamental: a preservação do interesse nacional”, declarou.

Segundo Dilma, cerca de um quarto da área em que foram encontradas as reservas foi licitada em rodadas anteriores, das quais 70% foram arrematadas pela Petrobras ou por consórcios com a presença da estatal. A ministra afirmou que as empresas que já adquiriram blocos nesse bloco em rodadas anteriores terão seus direitos e contratos preservados.

A área em que foi encontrada a reserva tem 800 quilômetros de extensão e até 200 quilômetros de largura. O petróleo está entre 1,5 mil a 3 mil metros de profundidade. Desde a criação da Petrobras, em 1953, o Brasil foi importador de petróleo. Somente em abril de 2006, com a entrada em operação da plataforma P-50, na Bacia de Campos, litoral do Rio de Janeiro, a estatal anunciou que o país havia se tornado auto-suficiente no produto.


SIGA-NOS NO Google News