Cassilândia, Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

08/11/2007 17:44

Novas reservas tornarão Brasil exportador de petróleo

Nielmar de Oliveira /ABr

Rio de Janeiro - A descoberta pela Petrobras de novas reservas de petróleo na Bacia de Santos permitirá que o Brasil se torne exportador do produto, afirmou hoje (8) a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Para a ministra, as novas reservas mudarão a posição do país no mercado internacional de petróleo e tornará o país exportador do produto. “O Brasil vai passar de uma nação intermediária para o primeiro patamar do mundo do petróleo. Estamos nos elevando ao nível dos países árabes e da Venezuela”, ressaltou.

Estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, as reservas de petróleo encontradas nesta semana no Campo de Tupi, na Bacia de Santos. Esse volume é suficiente para que o Brasil aumente a produção em até 50%. Atualmente, as reservas do país são de cerca de 13 bilhões de barris. O ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, afirmou que levará de seis a sete anos para que as novas reservas sejam exploradas comercialmente.

O anúncio da nova reserva provocou mudanças no próximo leilão de para a exploração de petróleo. Em reunião extraordinária na sede da estatal, no Rio de Janeiro, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu retirar 41 blocos da Nona Rodada de Licitações, que ocorrerá em novembro.

Com a mudança, o total de blocos disponíveis para o próximo leilão caiu para 217. Segundo a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a decisão foi tomada para preservar o interesse nacional e garantir a exploração das novas jazidas pela Petrobras e seus atuais sócios. “A decisão está baseada em uma questão fundamental: a preservação do interesse nacional”, declarou.

Segundo Dilma, cerca de um quarto da área em que foram encontradas as reservas foi licitada em rodadas anteriores, das quais 70% foram arrematadas pela Petrobras ou por consórcios com a presença da estatal. A ministra afirmou que as empresas que já adquiriram blocos nesse bloco em rodadas anteriores terão seus direitos e contratos preservados.

A área em que foi encontrada a reserva tem 800 quilômetros de extensão e até 200 quilômetros de largura. O petróleo está entre 1,5 mil a 3 mil metros de profundidade. Desde a criação da Petrobras, em 1953, o Brasil foi importador de petróleo. Somente em abril de 2006, com a entrada em operação da plataforma P-50, na Bacia de Campos, litoral do Rio de Janeiro, a estatal anunciou que o país havia se tornado auto-suficiente no produto.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Quinta, 21 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)