Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/03/2005 14:00

No Estado, só metade dos municípios tem Defesa Civil

Thaísa Bueno / Campo Grande News

Apesar da Legislação Federal exigir a instalação de unidades municipais da Defesa Civil em todos as cidades do País, em Mato Grosso do Sul apenas 39 dos 78 municípios tem um escritório próprio. A situação é ainda pior se levar em conta que, de acordo com o chefe do núcleo operacional do órgão no Estado, Hudson Farias, apenas quatro funcionam efetivamente. “Os demais estão somente no papel, mas não dispõem de técnicos para efetuar o trabalho”, admite.Pelo levantamento da Defesa Civil estadual, os escritórios que funcionam estão em Coxim, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas. Ele explica que aquelas cidades que não têm a unidade própria não estão aptas a receber recursos da União em caso de calamidade. Para mudar essa realidade o Governo Federal criou um curso de capacitação em defesa civil à distância. Conforme informações da Agência Brasil, as inscrições ficam abertas até o dia 25. A iniciativa é do Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participam do curso, que começa no dia 2 de maio e tem duração de 30 dias, representantes de 1.902 municípios. O participante receberá um livro-texto, uma fita de vídeo e um manual que o orientarão sobre como se comunicar, por fax ou internet, com os tutores do curso, os quais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, poderão esclarecer as dúvidas. Duas videoconferências também esclarecerão os participantes que, para receberem o certificado de conclusão do curso, deverão redigir trabalho sobre a defesa civil. A iniciativa tem o apoio do órgão em Mato Grosso do Sul. “Os agentes municipais fazem um trabalho preventivo o que minimiza os estragos quando o desastre é inevitável”, comenta. Hoje, 3.664 dos 5.566 municípios brasileiros já possuem essa estrutura.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)