Cassilândia, Domingo, 20 de Outubro de 2019

Últimas Notícias

07/03/2005 14:00

No Estado, só metade dos municípios tem Defesa Civil

Thaísa Bueno / Campo Grande News

Apesar da Legislação Federal exigir a instalação de unidades municipais da Defesa Civil em todos as cidades do País, em Mato Grosso do Sul apenas 39 dos 78 municípios tem um escritório próprio. A situação é ainda pior se levar em conta que, de acordo com o chefe do núcleo operacional do órgão no Estado, Hudson Farias, apenas quatro funcionam efetivamente. “Os demais estão somente no papel, mas não dispõem de técnicos para efetuar o trabalho”, admite.Pelo levantamento da Defesa Civil estadual, os escritórios que funcionam estão em Coxim, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas. Ele explica que aquelas cidades que não têm a unidade própria não estão aptas a receber recursos da União em caso de calamidade. Para mudar essa realidade o Governo Federal criou um curso de capacitação em defesa civil à distância. Conforme informações da Agência Brasil, as inscrições ficam abertas até o dia 25. A iniciativa é do Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participam do curso, que começa no dia 2 de maio e tem duração de 30 dias, representantes de 1.902 municípios. O participante receberá um livro-texto, uma fita de vídeo e um manual que o orientarão sobre como se comunicar, por fax ou internet, com os tutores do curso, os quais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, poderão esclarecer as dúvidas. Duas videoconferências também esclarecerão os participantes que, para receberem o certificado de conclusão do curso, deverão redigir trabalho sobre a defesa civil. A iniciativa tem o apoio do órgão em Mato Grosso do Sul. “Os agentes municipais fazem um trabalho preventivo o que minimiza os estragos quando o desastre é inevitável”, comenta. Hoje, 3.664 dos 5.566 municípios brasileiros já possuem essa estrutura.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Outubro de 2019
Sábado, 19 de Outubro de 2019
17:41
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Sexta, 18 de Outubro de 2019
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)