Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nem placa salva vizinho do chaveiro da chateação de quem tem pressa até para ler

Campo Grande News - 03 de fevereiro de 2014 - 07:46

Na rua Jordão, no bairro Noroeste, a imagem fala por si. Na esquina, um chaveiro e ao lado, na casa vizinha, que aparenta ser no mesmo terreno, uma placa que já resume a história toda: “o chaveiro não mora aqui”. Um aviso aos navegantes de que não adianta bater palma ou tocar campainha, porque o chaveiro, de fato, não mora na casa do lado.

É só mais uma cena do cotidiano de Campo Grande, mas que vale ser contada, porque apesar da chateação do dia a dia, o vizinho é exemplo que como é bom levar a vida na esportiva. Também fica a dica para quem anda com tanta pressa que não consegue nem sequer ler letras garrafais no portão antes de bater.

A história fica mais engraçada quando a gente passa e de um lado, na fachada da pequena empresa, a placa diz "volto logo" e na outra porta o aviso é quase que complementar: "o chaveiro não mora aqui”

Há um ano e meio, o pedreiro Francisco Pereira de Lima, de 55 anos, tem de falar a mesma coisa inúmeras vezes ao dia. Bem humorado, ele conta que é inquilino do chaveiro que só trabalha na região e mora bem longe dali, no bairro Coronel Antonino.

“Várias vezes me perguntaram: cadê o chaveiro? Ele não mora aquii? Eu falei e ele disse que ia por a placa, porque não tinha hora, nem dia e nem noite. Como na região só tem ele, não tem outra alternativa”, explica Francisco.

O detalhe é que no imóvel onde funciona o chaveiro tem dois telefones celulares que dispensariam qualquer tentativa de ir ao vizinho. Mas, parece que até esta sinalização passa despercebida.

A placa foi colocada há seis meses, escrita à mão em vermelho numa tábua branca e nem assim cliente entende o recado. “A turma chega e pergunta, mesmo com a placa aqui, cadê o chaveiro? Às vezes eu acho que a pessoa não sabe ler”, relata Francisco.

Dia desses, ele resolveu mudar o repertório. Sentado no banco de madeira na varanda, foi parar um carro e perguntar para ele dizer que não sabia de chaveiro algum porque ele próprio não morava ali.

Questionei se com tanto cliente batendo à casa errada, ele nunca pensou em abrir concorrência e virar chaveiro também. “Não compensa, ele tem conhecimento e freguesia, para ele é mais fácil”.

O chaveiro trabalha em horário comercial, no entanto como não tem funcionários, é ele quem sai para atender chamados na vizinhança, desde troca de fechadura, até abrir porta de carro. O Lado B localizou o personagem central da matéria, sem precisar bater à porta de Francisco para saber do chaveiro.

Fernando Janoto de Oliveira, de 39 anos, responde rindo que nunca morou ali. A casa é dele, mas depois de uma reforma, ele alugou uma parte.

Sobre a placa ele não teve saída a não ser tentar, em vão, avisar a freguesia que não mora ali. “Coloquei porque tem muita gente que ia incomodar ele. As pessoas batiam lá”. Isso a gente já sabe. Mas parece que a clientela do chaveiro não.

A placa é escrita à mão em vermelho numa tábua branca e nem assim cliente entende o recado. (Fotos: Simão Nogueira)
A placa é escrita à mão em vermelho numa tábua branca e nem assim cliente entende o recado. (Fotos: Simão Nogueira)

SIGA-NOS NO Google News