Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nelson Valente lança livro para mudar a forma de pensar

17 de outubro de 2009 - 07:07

Livro: Mito, Sonho e Loucura


O livro que mudará a sua forma de pensar . Escrito por Nelson Valente – INTERMEDIAL Editora .



O autor Nelson Valente é jornalista, professor universitário e escritor.

Depoimento de um jornalista sobre o livro:
“Se não tivesse feito jornalismo, provavelmente teria estudado Psicologia. Acho o assunto fascinante e sou capaz de gastar boas horas lendo a respeito... Vontade de entender a mente humana, o inconsciente, o comportamento das pessoas. Me intriga imaginar que um pequeno problema na infância pode explicar um desvio, uma neurose na pessoa adulta. Há alguns meses uma amiga da rádio recebeu um livro sobre Mito, sonho e loucura para uma entrevista e acabei pegando emprestado. Comecei a ler hoje de manhã e não consegui parar. Sexualidade, sonhos, traumas, neuroses, Id, Ego, Superego... Pude recordar um monte de assuntos que havia estudado em Psicologia da Comunicação e aprender um monte de coisas novas.
Formei em 98 e às vezes tenho vontade de estudar de novo... aprender mais. Acho que estou precisando de desafios. Confesso que estou acomodado nesse meu emprego. Apesar de trabalhar como repórter, ter de estar informado sobre todos os assuntos, sinto necessidade de ter novos desafios, aprender algo fora da área... Isso deve explicar meu interesse por Psicologia (e às vezes até Astronomia).
Falta pouco pra terminar o livro e, antes do almoço, parei numa parte interessante. Fala sobre 'Negação-Fuga-Isolamento'. Acredito que pode explicar algumas das minhas atitudes nos últimos tempos... Aliás, como quase sempre, Freud explica...

"Com freqüência usamos o mecanismo da negação do mundo exterior e dos conflitos interiores resultantes, quando nosso ego se sente incapaz de superá-los. Passamos a 'ignorá-los' para não ter de aceitá-los. Perante a impossibilidade de enfrentar certos fracassos ou situações extremamente difíceis de ser superadas, preferimos fugir para situações que supomos ser mais aceitáveis. Na impossibilidade de agüentar um pai ou uma mãe rigorosos, na impossibilidade de casar ou no caso de um namoro fracassado, a pessoa pode tentar mudar de cidade, tentar trabalhar no exterior, ingressar no exército, entrar para um convento, etc. São dezenas de exemplos de fuga. O isolamento é outra variante. Nos casos de angústia invencível, o indivíduo freqüentemente desiste e isola-se no drama. 'Estão verdes, dizia a raposa, sobre as uvas que não podia alcançar...'"

[Mito,Sonho e Loucura - Nelson Valente] -Intermedial Editora

Se quiser comprar o livro...na livraria Cultura, Nobel, Saraiva, Curitiba,Sbs,Submarino ,Alemã, Fnac, Siciliano,etc.”

Este livro possibilita aos leitores entrar em contato com a psicanálise em profundidade, numa linguagem simples e de fácil compreensão.


Nas melhores livrarias do país!

Serviço: Mito,Sonho e Loucura - de Nelson Valente. Gênero: psicanálise, história e prática. 14 x 21 cm, papel 75 gramas, 224 páginas, capa 4 cores. Mais informações: Intermedial Editora, www.interemedialeditora.com.br e-mail [email protected]
Telefone:11- 32716518.



SIGA-NOS NO Google News