Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nave que levará brasileiro ao espaço já está posicionada

Alessandro Perin/Campo Grande News - 28 de março de 2006 - 07:06

A nave Soyuz TMA-8, onde viajará a ISS (Estação Espacial Internacional) o primeiro astronauta brasileiro ao espaço, Marcos Pontes, já está na rampa de lançamento. A confirmação foi feita nesta segunda-feira pela agência espacial russa Roscosmos.

De acordo com o Terra, a Soyuz TMA-8, apoiada em um propulsor Soyuz-FG de 50 metros de comprimento e 300 toneladas, foi levada em vagões em posição horizontal até a rampa no centro de lançamento de Baikonur, na república do Cazaquistão.

Foram quase duas horas para percorrer cerca de dois quilômetros de distância entre o hangar e a plataforma de lançamento do centro espacial. Conforme manda a tradição, convidados, jornalistas e militares depositaram moedas que, esmagadas durante a passagem do comboio, se transformam agora em talismãs da viagem.

Durante sua permanência no espaço, oito dias, Pontes, desenvolverá a missão "Centenário", que inclui um programa de experimentos científicos e técnicos e observações do território de seu país com instrumentos a bordo da nave espacial.

A decolagem do foguete está prevista para a próxima quinta-feira, às 6h30 de Moscou (23h30 de Brasília) em Baikonur, em espaço alugado pela Rússia.

SIGA-NOS NO Google News