Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/08/2004 08:55

Mutirão:Juízes voluntários entregam primeiras sentenças

TJ/MS

Domingo (15), terá início o prazo para os magistrados começarem a atuar no mutirão de sentenças das Varas Cíveis Residuais e de Fazenda Pública. Mas, antes mesmo da data inicial estipulada, 12 processos sentenciados já foram entregues no cartório do mutirão, ontem (12). O primeiro juiz voluntário a entregar processos foi o Dr. Fernando M. M. Marinho, da Vara de Sucessões da Comarca de Campo Grande, que devolveu três Ações Declaratórias julgadas. Uma delas estava com termo de conclusão (para o juiz julgar) desde 13 de novembro de 2001, e o processo foi iniciado em 1999.
Dr. Fernando explica que está sendo muito gratificante poder dar solução a processos que deveriam ter sido solucionados há algum tempo, porém por falta de juízes e outros problemas enfrentados pelo Judiciário isso não foi possível. Na magistratura há quase 24 anos, o juiz garante que se sente como se tivesse iniciado a carreira agora. “É muito estimulante fazer parte deste mutirão por dois motivos: primeiro porque estou contribuindo para o jurisdicionado receber a prestação jurisdicional, ainda que atrasada, e, segundo, porque está sendo uma ótima oportunidade para me reciclar, uma vez que a vara em que atuo é muito especializada, diferente das varas cíveis residuais, que têm um conteúdo bem abrangente”, afirma o juiz.
Ainda no mesmo dia (12), mais nove processos sentenciados foram devolvidos pelo Juiz da 3ª Vara de Família da Comarca de Campo Grande, Dr. Luiz Cláudio Bonassini da Silva. Iniciados em 2003, todos os processos tratavam-se de Ações de Cobrança em que servidores públicos pediam a aplicação de correção monetária dos vencimentos que o Estado pagou em atraso no final dos anos noventa. As referidas decisões, no caso, favoráveis aos servidores, somam-se a uma resposta pronta e efetiva que o Poder Judiciário Sul-Mato-Grossense vem dando à população por meio de várias ações e projetos que buscam a celeridade processual.
Dr. Bonassini lembra que os juízes das Varas Cíveis Residuais e de Fazenda Pública estão assoberbados de trabalho e que seria humanamente impossível dar conta do serviço sem o trabalho do mutirão. “Para nós é motivo de alegria podermos contribuir com a agilização do julgamento de processos, diminuindo, por conseqüência, o tempo de espera da população”.
O mutirão – Para a realização do mutirão, foram reunidos 4.742 processos, os quais estão sendo enviados aos 59 juízes voluntários em duas etapas. A primeira remessa, que já foi enviada, é composta por 2.360 processos, distribuídos em 59 lotes. Cada lote, com 40 processos, tem em média três variações de natureza jurídica e os magistrados terão 30 dias para devolvê-los aos sentenciados.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)