Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Musculação: pesos livres ou aparelhos?

Gazeta Esportiva - 17 de maio de 2017 - 11:00

Hoje em dia, existem vários tipos de treinamentos, sendo um dos mais conhecidos a musculação. Nessa modalidade, uma das grandes dúvidas existentes é se há diferença entre a realização dos exercícios nos aparelhos ou nos pesos livres.

A resposta é sim, tem diferenças. Até o mesmo exercício feito com peso livre ou no aparelho, toda a biomecânica, ou seja, a análise do movimento de articulações e músculos envolvidos é alterada. Para ilustrar, o exercício de peito executado no supino com barra livre é diferente do exercício executado em aparelho articulado (geralmente, com movimento mais livre ou em direção diferente). Isso, sem contar os exercícios realizados com cabos e elásticos, entre outros adereços existentes na musculação.

Qual, então, é considerado o melhor? Qual é mais indicado para o meu treino?

Em questão de ativação muscular, o melhor sempre será os exercícios feitos com peso livre ou sem aparelho de controle de movimento, pois a ativação é maior por conta da necessidade, justamente, desse controle de movimento. Esses exercícios são excelentes para a prevenção de lesões, já que há maior uso dos músculos auxiliares e que ajudam nessa tarefa preventiva.

Mais além, a prática de exercícios livres gera maior gasto calórico no momento da execução, assim como o gasto calórico pós-treino e basal (durante o dia), trazendo mais resultados ao praticante, com perda maior de gordura.

Os aparelhos, por sua vez, são ótimos para pessoas sedentárias e iniciantes na prática da musculação, pois auxiliam a correta execução do exercício, de forma a facilitar o entendimento de cada movimento.

Claro, com o decorrer do tempo e com mais prática, essas pessoas podem migrar alguns exercícios do aparelho para a realização com pesos livres.

Se você já pratica exercícios de forma correta, otimize seus ganhos com exercícios feitos com pesos livres. Se você é iniciante ou ainda tem medo da musculação, inicie sua prática nos aparelhos até pegar prática na modalidade.

Robson Santos é bacharelado em Educação Física, personal trainer, personal kids e palestrante do projeto Criança Ativa. Também é membro do WTTC Team – MasterMinds em Coaching e pós-graduando em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas.

SIGA-NOS NO Google News