Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

17/05/2017 11:00

Musculação: pesos livres ou aparelhos?

Gazeta Esportiva

 

Hoje em dia, existem vários tipos de treinamentos, sendo um dos mais conhecidos a musculação. Nessa modalidade, uma das grandes dúvidas existentes é se há diferença entre a realização dos exercícios nos aparelhos ou nos pesos livres.

A resposta é sim, tem diferenças. Até o mesmo exercício feito com peso livre ou no aparelho, toda a biomecânica, ou seja, a análise do movimento de articulações e músculos envolvidos é alterada. Para ilustrar, o exercício de peito executado no supino com barra livre é diferente do exercício executado em aparelho articulado (geralmente, com movimento mais livre ou em direção diferente). Isso, sem contar os exercícios realizados com cabos e elásticos, entre outros adereços existentes na musculação.

Qual, então, é considerado o melhor? Qual é mais indicado para o meu treino?

Em questão de ativação muscular, o melhor sempre será os exercícios feitos com peso livre ou sem aparelho de controle de movimento, pois a ativação é maior por conta da necessidade, justamente, desse controle de movimento. Esses exercícios são excelentes para a prevenção de lesões, já que há maior uso dos músculos auxiliares e que ajudam nessa tarefa preventiva.

Mais além, a prática de exercícios livres gera maior gasto calórico no momento da execução, assim como o gasto calórico pós-treino e basal (durante o dia), trazendo mais resultados ao praticante, com perda maior de gordura.

Os aparelhos, por sua vez, são ótimos para pessoas sedentárias e iniciantes na prática da musculação, pois auxiliam a correta execução do exercício, de forma a facilitar o entendimento de cada movimento.

Claro, com o decorrer do tempo e com mais prática, essas pessoas podem migrar alguns exercícios do aparelho para a realização com pesos livres.

Se você já pratica exercícios de forma correta, otimize seus ganhos com exercícios feitos com pesos livres. Se você é iniciante ou ainda tem medo da musculação, inicie sua prática nos aparelhos até pegar prática na modalidade.

Robson Santos é bacharelado em Educação Física, personal trainer, personal kids e palestrante do projeto Criança Ativa. Também é membro do WTTC Team – MasterMinds em Coaching e pós-graduando em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Outubro de 2017
Quinta, 19 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 18 de Outubro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)