Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/12/2004 13:53

Municípios:Quase 30% encolheram na década de 90

Cristiane Ribeiro / ABr

Quase 30% dos 5.507 municípios brasileiros (27,2%) tiveram redução de população entre 1991 e 2000. Entre eles, os destaques foram Ilhéus (BA), Nilópolis (RJ), São Caetano do Sul (SP) e Teófilo Otoni (MG). Por outro lado, 39,8% dos municípios tiveram crescimento populacional anual entre 0% ou 1,5%, abaixo da média nacional de 1,6% ao ano.

Os dados são da publicação "Tendências Demográficas: uma análise da amostra do Censo demográfico 2000". O documento foi lançado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que detalha os municípios com análises das tendências de crescimento ou declínio entre os anos de 1991 a 2000. A próxima atualização desse estudo só será feita com a realização do próximo censo populacional previsto para 2010.

Nos 1.496 municípios onde houve perda populacional, o resultado tem relação direta com a criação de novos municípios durante o período avaliado. A maioria deles tinha população de até 50 mil habitantes e juntos, eles concentravam 14,6 milhões de moradores.

De acordo com o estudo, foram encontrados grandes pólos de perda populacional em regiões do extremo norte do Rio Grande do Sul e em áreas próximas à fronteira com a Argentina; no oeste de Santa Catarina, na parte central do Paraná e fronteira com o Paraguai e nos municípios paranaenses que fazem limite com o estado de São Paulo.

A situação também foi considerada crítica em um corredor de municípios que vai de Minas Gerais até a Bahia. Na região Nordeste, as principais perdas ocorreram nos municípios da fronteira de Alagoas e Pernambuco e nas regiões centrais da Paraíba e do Piauí. Na região Centro-oeste, os destaques foram os municípios do norte e oeste do estado de Goiás e na região Norte, municípios pouco habitados do sudoeste regional.

Dos 2.193 municípios que tiveram crescimento de população de 0% até 1,5%, os destaques foram as capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Vitória. Juntos, estes municípios concentravam 63,5 milhões de habitantes, ou 37,4% da população total do país. Com crescimento médio de 1,5% a 3,0% ao ano, ficaram 1164 municípios (21,1% do total) e entre eles estavam as capitais Salvador, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Belém, Goiânia, São Luis, Maceió, Teresina, Natal, Campo Grande, João Pessoa, Cuiabá, Aracajú e Porto Velho.

Apenas 654 municípios, ou 11,9% do total, apresentaram um ritmo de crescimento anual superior a 3,0%, destacando-se as capitais Manaus, Florianópolis, Macapá, Rio Branco, Boa Vista e Palmas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)