Cassilândia, Quarta-feira, 29 de Março de 2017

Últimas Notícias

28/12/2004 13:53

Municípios:Quase 30% encolheram na década de 90

Cristiane Ribeiro / ABr

Quase 30% dos 5.507 municípios brasileiros (27,2%) tiveram redução de população entre 1991 e 2000. Entre eles, os destaques foram Ilhéus (BA), Nilópolis (RJ), São Caetano do Sul (SP) e Teófilo Otoni (MG). Por outro lado, 39,8% dos municípios tiveram crescimento populacional anual entre 0% ou 1,5%, abaixo da média nacional de 1,6% ao ano.

Os dados são da publicação "Tendências Demográficas: uma análise da amostra do Censo demográfico 2000". O documento foi lançado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que detalha os municípios com análises das tendências de crescimento ou declínio entre os anos de 1991 a 2000. A próxima atualização desse estudo só será feita com a realização do próximo censo populacional previsto para 2010.

Nos 1.496 municípios onde houve perda populacional, o resultado tem relação direta com a criação de novos municípios durante o período avaliado. A maioria deles tinha população de até 50 mil habitantes e juntos, eles concentravam 14,6 milhões de moradores.

De acordo com o estudo, foram encontrados grandes pólos de perda populacional em regiões do extremo norte do Rio Grande do Sul e em áreas próximas à fronteira com a Argentina; no oeste de Santa Catarina, na parte central do Paraná e fronteira com o Paraguai e nos municípios paranaenses que fazem limite com o estado de São Paulo.

A situação também foi considerada crítica em um corredor de municípios que vai de Minas Gerais até a Bahia. Na região Nordeste, as principais perdas ocorreram nos municípios da fronteira de Alagoas e Pernambuco e nas regiões centrais da Paraíba e do Piauí. Na região Centro-oeste, os destaques foram os municípios do norte e oeste do estado de Goiás e na região Norte, municípios pouco habitados do sudoeste regional.

Dos 2.193 municípios que tiveram crescimento de população de 0% até 1,5%, os destaques foram as capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Vitória. Juntos, estes municípios concentravam 63,5 milhões de habitantes, ou 37,4% da população total do país. Com crescimento médio de 1,5% a 3,0% ao ano, ficaram 1164 municípios (21,1% do total) e entre eles estavam as capitais Salvador, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Belém, Goiânia, São Luis, Maceió, Teresina, Natal, Campo Grande, João Pessoa, Cuiabá, Aracajú e Porto Velho.

Apenas 654 municípios, ou 11,9% do total, apresentaram um ritmo de crescimento anual superior a 3,0%, destacando-se as capitais Manaus, Florianópolis, Macapá, Rio Branco, Boa Vista e Palmas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 28 de Março de 2017
21:41
Loteria
06:10
Loterias
Segunda, 27 de Março de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)